Fale com a Dra. Mônica ou
Clique aqui para agendar sua consulta

A forma mais rápida da criança criar o hábito de passar fio dental

O fio dental é considerado um avanço na higiene bucal para a Odontologia. É uma parte fundamental da higiene, pois limpa os espaços entre os dentes, onde a escova não é capaz de chegar para remover os resíduos alimentares e a placa bacteriana

A sua utilização, principalmente, à noite antes de dormir,  juntamente com a escova dental e o creme dental (acima de 1000 ppm flúor), ajuda na prevenção de doenças gengivais, além da cárie e mancha nos dentes. — Lembrando que a escovação deve ser feita, no mínimo, três vezes ao dia. 

Fio dental antes ou depois da escovação 

Bem, na verdade é importante utilizá-lo, antes ou depois, o foco é a sua utilização. Contudo, particularmente indico antes da escovação, — é como limpar uma casa, você retira a sujeira dos cantinhos levando-a para o centro e depois varre tudo junto.

Além do mais, muitas vezes quando as pessoas deixam para usá-lo após a escovação, não sentem a necessidade e acabam só higienizando com a escova, dessa forma não é garantido a limpeza completa. 

Usar fio dental tradicional ou forquilha 

A maioria dos fios dentais disponíveis no mercado é feita de “nylon”, podendo também ser encerado ou não.

O fio de nylon encerado, de modo geral, é o mais utilizado pela facilidade de ser encontrado e por não deixar resíduos de cera quando passado. 

No entanto, algumas crianças e pacientes com alterações físicas, sentem dificuldade em utilizar o fio tradicional. Nesses casos, é possível usar outros métodos, por exemplo, às forquilhas.  — O fio dental é colocado em um cabo ou já vem pronto para usar —. Às forquilhas prontas devem ser jogadas fora após o uso. 

Por outro lado, vale ressaltar que esse método auxiliar, se empregado por longo tempo, pode restringir às habilidades motoras das crianças dificultando o uso do fio tradicional. Desse modo, elas devem ser usadas como um estímulo para criar o hábito de usar o fio dental diariamente, e após o hábito ser estabelecido, é fundamental às crianças aderirem ao fio tradicional. 

A maneira correta de usar o fio dental 

  • retire em torno de 40 centímetros de fio e enrole ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos;
  • segure o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslizando suavemente para cima e para baixo entre os dentes;
  • passe com cuidado o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva;
  • utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo.

Um lembrete importante: se a sua gengiva sangra ao usar o fio dental, não significa que ela é sensível, mas sim, que está inflamada, — chamamos de Gengivite. Se ela não for tratada, pode evoluir para Periodontite ou em último caso levar à perda do dente. Por isso procure seu dentista. 

Espero ter esclarecido o quão importante é o uso do fio dental. Mas se ficou com dúvida, deixe o seu comentário abaixo.
Ajude outras pessoas repassando essas informações. Compartilhe! 

Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz | CRO SC 4758
Unidade Pedra Branca (48)3283-0354 | WhatsApp: (48)99164-7898
Acesse o Whatsapp neste link https://bit.ly/2Ly9SAR
Unidade São Lucas (48) 3242-9420 |  (48) 3033-5101 |  WhatsApp: (48) 99136-7399 | (48) 99146-4763

 

 

 

Voltar

Comentários

Indicações da Dra. Mônica

Essekabe - Desenvolvimento Profissional Odonto Clínica Mônica Digital Face