Fale com a Dra. Mônica

Clareamento dental - Sorriso bonito e saudável

Não há dúvidas de que um sorriso bonito e saudável é um ótimo cartão de visitas, então a dica é fazer aquele check-up com o seu dentista e investir em um visual perfeito. Entre as técnicas atuais de estética bucal, o clareamento dental vem ganhando cada vez mais adeptos. Dentes brancos podem fazer a diferença em eventos sociais e no resultado das fotografias feitas em festas ou em viagens de férias, por exemplo, quando os sorrisos são mais frequentes. Em tempos de crise e mudanças no mercado de trabalho, um sorriso diferenciado também pode impressionar – e se tornar um aliado – durante uma entrevista de empregos, quando todos os detalhes são essenciais. Além disso, o clareamento dental traz outros benefícios pessoais, como a autoconfiança, autoestima, bem-estar e aquela segurança extra na hora de sorrir em público. Cada vez mais acessível, simples, seguro e prático de ser realizado, desde que acompanhado por um profissional de odontologia, o procedimento garante uma aparência mais jovem e saudável e conquista cada vez mais a preferência dos brasileiros.

Os tratamentos de clareamento em si são simples e consistem, basicamente, na aplicação de agentes branqueadores, por diversos métodos, uns mais caros, outros nem tanto. Seu Dentista o orientará para o mais conveniente no seu caso, em função da origem do escurecimento e de sua disponibilidade de gastos para este fim.

Antes de escolher o método é importante saber o que causa esse escurecimento dos dentes: o primeiro deles é o próprio envelhecimento, em segundo, a higienização deficiente, terceiro, o hábito de fumar, quarto, a dependência de bebidas alcoólicas, depois o uso habitual ou vício de balas, chicletes, doces e outros coloridos artificialmente, que alteram, com o tempo, a pigmentação da superfície do esmalte dos dentes. Sem combater o agente causador do escurecimento, o clareamento será sempre um paliativo temporário. Ao submeter-se a um método de clareamento, procure, junto com seu Dentista, identificar o que levou ao escurecimento e faça uma campanha sistemática de combate a este causador, não só para manter, por um tempo maior, seus dentes mais brancos, mas principalmente para melhorar sua saúde como um todo, o que em muito colaborará para a melhora da moldura e suporte de seu sorriso: seu corpo.

Um inconveniente ao sorriso bonito e saudável é a presença de manchas brancas nos dentes, que tem um impacto psicológico negativo para o paciente, especialmente nos dentes anteriores, devido à aparência. Para o tratamento dessas manchas, utilizamos a microabrasão do esmalte dental. Microabrasão do esmalte é a remoção de manchas ou de irregularidades da superfície por associação da ação erosiva de ácidos e ação abrasiva de algumas substâncias. Esta técnica apresenta a vantagem de ser simples, possuir baixo custo, proporcionar ao esmalte afetado um aspecto clínico saudável e esteticamente agradável logo após o tratamento, além de conservadora. Este procedimento pode ser utilizado sozinho ou associado a um ou mais tratamentos estéticos, tais como o clareamento dental e as restaurações com resina composta.

Dentes brancos não são garantia de longevidade, porque se não acontecer a correta higienização na área subgengival, esta poderá acumular placa, formar tártaro, gerar doença periodontal e, finalmente, o afrouxamento e perda dos dentes, mesmo os branquinhos, bonitos e sem cáries.

Se você tiver esse desejo, clarear seus dentes e manter sua saúde bucal, não confie em sites de compras coletivas, ao contrário, denuncie ao CRO. Fazer o clareamento com segurança, está muito além de você comprar o gel e usar aquela moldeirinha antiga. Você precisa do seu dentista durante todo o processo. Converse com ele e esclareça suas dúvidas.

Sorrisos, Mônica. 

Voltar

Comentários

Indicações da Dra. Mônica

Ação Direta Web Studio Marketing Digital para dentistas Novo conceito de anestesia - Odonto Clínica Mônica Odontologia Fernando Borba de Araujo