Fale com a Dra. Mônica ou
Clique aqui para agendar sua consulta

Hábitos Alimentares na Adolescência

Os hábitos tendem a seguir padrões culturais e socioeconômicos, que de acordo com estudos, apresentam uma relação entre qualidade de vida e saúde bucal, — por meio de características comportamentais dos jovens como:  atividade física, higiene bucal, dieta alimentar, hábito de fumar e consumir bebidas alcóolicas. 

Hábitos X saúde bucal 

Geralmente, os adolescentes adquirem o hábito de fumar ou ingerir bebidas alcóolicas para se aproximar de algum grupo de amigos e ampliar a sua vida social.

Contudo, vale lembrá-los de que “o hábito de fumar tende a provocar a redução dos níveis séricos de vitamina C, aumentando a vulnerabilidade ao câncer bucal, de laringe e esôfago”  ( BUSSADORI,  2012, p. 40). 

Uma prática comum, não apenas nessa fase da vida, é a substituição de atividade física por assistir televisão. Essa prática leva às pessoas a consumir de maneira excessiva, bebidas açucaradas, doces em geral e salgadinhos, — resultando no aumento da vulnerabilidade para desenvolver lesões de cárie

Então, é possível perceber que essa simples escolha — se feita de forma recorrente —, pode afetar a condição da saúde bucal. 

Outros hábitos como o consumo frequente de refrigerantes, sucos ácidos, chá gelado, energético, bebidas alcoólicas, entre outros, tem aumentado a presença de erosão dentária, — condição caracterizada por um ataque de substâncias ácidas ao esmalte, a camada externa dos dentes.

Dessa forma, podemos observar o quão importante é manter uma dieta alimentar adequada. Isso beneficia não somente a saúde bucal, mas a saúde de forma geral. 

Nutrição e dieta 

A ingestão de alimentos saudáveis, contribui para o desenvolvimento da oclusão, — contato dos dentes superiores com os inferiores ao fechar a boca—, ajuda no processo de cicatrização e no aumento da resistência às infecções. 

De acordo com a Profª. Drª. Bussadori (2012, p. 42) “ [...] os adolescentes devem consumir, em cada refeição, pelo menos um alimento de cada grupo de nutrientes essenciais para a manutenção da saúde [...]”. 

  • Grupo 1 - Construtores ( proteínas)
    As proteínas executam uma função de construção no nosso organismo. A formação das unhas, cabelos, a regeneração e formação da pele e a formação de hormônios dependem delas.

    As principais fontes de origem animal são: carnes, ovos, leite, e seus derivados; de origem vegetal: trigo, aveia, soja e outros tipos de favas.
  • Grupo 2- Reguladores ( minerais e vitaminas)
    Segundo Bussadori, (2012, p.42) os minerais desempenham um papel importante na fase de maturação pós-eruptiva dos dentes. Alguns minerais contribuem para manter o equilíbrio ácido-base do organismo, como o sódio e o potássio; outros são básicos para a função de sistemas enzimáticos como o zinco e o magnésio, enquanto o cálcio, fósforo e flúor são fundamentais para a formação e o desenvolvimento dos tecidos duros. 

    As principais fontes de minerais são: grãos de cereais, verduras, castanhas, soja e laticínios.

    Já as vitaminas (A,B,C,D,E,K), são fundamentais para as funções vitais. Suas principais fontes são: couve, cenoura, brócolis, gema de  ovo, manteiga, frutas. 
  • Grupo 3 - Energéticos ( lipídios e carboidratos)
    E finalizando os grupos, Bussadori, (2012, p.42) conclui que os lipídios contribuem para a proteção dos órgãos vitais contra a ação mecânica e a perda de calor. Principais fontes: óleos vegetais insaturados. Os carboidratos servem como fonte de energia para as funções químicas do organismo e também para a síntese de vários aminoácidos e ácidos graxos. Eles incluem principalmente o açúcar e o amido.

    As principais fontes de carboidratos são: pão, macarrão, batata, biscoitos salgados e doces, bolos, lactose e frutose. 

Enfim, de forma resumida, é fundamental avaliar os hábitos nessa fase da vida, pois eles podem estar dificultando manter uma boa saúde bucal. 
O ideal é ter hábitos alimentares saudáveis como o consumo de frutas e vegetais, ingerir mais alimentos ricos em cálcio, diminuir o consumo de açúcar e gorduras saturadas, além de restringir bebidas ácidas. O começo pode ser difícil, mas logo criará o hábito. 

Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário. Compartilhe este post, assim poderá ajudar outras pessoas com essas informações.

Aproveite para conferir o post que preparamos sobre os 4 critérios na hora de escolher um dentista.  

BUSSADORI, Sandra kalil; MASUDA, Milton. Manual de Odontohebiatria. 2 Ed. São Paulo: Santos, 2012.   

Unidade Pedra Branca 
Rua da Praça, 241 Ed. Office Green sala 612 Pedra Branca - Palhoça
Telefone: 48 3283-0354 | WhatsApp neste link https://bit.ly/2Ly9SAR

Unidade São Lucas 
Av. Rio Branco, 461 Sala 11 Centro Palhoça (anexo à Policlínica São Lucas)
Telefones: 48 3242-9420, 48 30335101 | WhatsApp neste link http://bit.ly/30wyzlM 
Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz | CRO SC 4758

Voltar

Comentários

Indicações da Dra. Mônica

Essekabe - Desenvolvimento Profissional Odonto Clínica Mônica Digital Face