PERIODONTIA

consultorio maio 2010 1 022                                                                   Adultos e a Saúde Bucal A expectativa de vida das pessoas está cada vez mais longa. E além  disso, os adultos estão podendo manter seus dentes por mais tempo  durante a vida do que podiam na década passada. No entanto, estudos  indicam que os idosos têm as maiores taxas de doença periodontal e  também tem maior necessidade de cuidados profissionais para manterem  uma boa saúde bucal. Seja qual for a sua idade, é muito importante para manter sua boca  limpa e saudável conhecer o seu estado de saúde periodontal. Pesquisas  demonstram que: · Cerca de metade das pessoas com idade acima de 55 anos têm  periodontite e grande parte delas desconhece isso, · Uma em cada quatro pessoas com 65 anos ou mais velhos já  perderam quase todos os dentes, · A doença periodontal e as cáries são as principais causas de  perda dentária em adultos mais velhos. O que se percebe também, é que a saúde oral não é apenas importante  para manter um sorriso bonito e ser capaz de comer alimentos como  maça, milho na espiga e carnes sem preocupações. Uma boa saúde bucal é  essencial para a qualidade de vida. Considere alguns dos motivos: · Cada dente na boca desempenha um papel importante na fala,  na mastigação e na manutenção do alinhamento correto dos outros dentes. · Pessoas com dentaduras ou dentes soltos muitas vezes têm  dietas restritas, pois morder frutas e legumes frescos é muitas vezes  não apenas difícil, mas também doloroso. Isto significa que  provavelmente eles não recebem uma alimentação adequada. · A maioria dos homens e mulheres de 65 anos e mais velhos  relatam que um sorriso é muito importante para a aparência de uma  pessoa. · E, talvez, mais importante ainda, pesquisas recentes têm  avançado a idéia de que a doença periodontal está ligada a uma série  de preocupações de saúde, como doenças cardíacas, derrame vascular  cerebral, doenças respiratórias e diabetes. Enquanto o seu risco de desenvolver doença periodontal aumenta com a  idade, a boa notícia é que através de um tratamento periodontal bem  conduzido a doença fica estabilizada e pode-se, através de tecnicas  modernas, estudar a possibilidade de regeneração dos tecidos perdidos.  Satisfazendo o paciente e lhe devolvendo a saúde bucal. Dr. Cristiano Veit D`Incao CRO-SC 8178