Fale com a Dra. Mônica ou
Clique aqui para agendar sua consulta

Plástica Gengival

A Plástica Gengival ou gengivoplastia oferece harmonia ao sorriso. ... A Cirurgia Plástica Periodontal apresenta diversas técnicas cirúrgicas que minimizam, mascaram e até eliminam o excesso de gengiva.

A beleza não requer perfeição, mas simetria.

A plástica gengival é uma pequena correção que resulta em uma grande diferença na face e sorriso. A gengivoplastia, como é chamada, é um procedimento para remoção do tecido gengival em excesso. Identificar a etiologia é fundamental para a escolha do procedimento. São cirurgias que visam corrigir defeitos gengivais e de tecidos moles em regiões que apresentam algum tipo de comprometimento estético. 

A indicação principal se dá quando o defeito altera a harmonia do sorriso do paciente. Para estar apto a esta cirurgia o paciente somente deve estar com boa saúde bucal, não havendo assim contraindicações.  Uma exposição exagerada da gengiva ao sorrir pode afetar a estética e isso por vezes causa constrangimento a pessoa que sorri. O sorriso gengival é corrigido com cirurgia plástica gengival ou com uma simples aplicação de botox nos músculos envolvidos. A cirurgia plástica gengival é simples e rápida, não há pós-operatório, o paciente volta em seguida às suas atividades normais. 

Em geral, o Cirurgião Dentista aplica uma anestesia local e com o bisturí remove o tecido  gengival em excesso, corrigindo inclusive outras imperfeições como gengiva sem um contorno estético e retrações. Cada caso deve ser analisado. Às vezes, somente retirar o excesso da gengiva resolve, mas em casos específicos pode ser necessário uma cirurgia maior, onde se reposiciona o osso. 

O contrário também pode ser corrigido, a falta de gengiva, quando o problema é uma gengiva muito curta. Nesse caso, a cirurgia é mais complexa, já que é necessário fazer um enxerto de material, que é retirado do palato (céu da boca).

Abraço

Dr. João Vitor Rocha 

CRO-SC 14270

(Especialista em Periodontia) 

Voltar

Comentários

Indicações da Dra. Mônica

Essekabe - Desenvolvimento Profissional Odonto Clínica Mônica Digital Face