Fale com a Dra. Mônica ou
Clique aqui para agendar sua consulta

Quais são os problemas bucais mais comuns em cada fase da vida?

Sabemos que é comum haver problemas dentários em todas as fases da vida. Por esse motivo, é fundamental realizar a higiene bucal adequadamente desde cedo. 

Neste post, vamos abordar os principais problemas bucais, de acordo com a fase de vida das pessoas, para que você possa se prevenir. 

Crianças 

Um dos problemas bucais mais comuns encontrado em crianças, é com relação a mordida. Isso acontece, na maior parte das vezes, pela utilização prolongada da chupeta e mamadeira, pelo hábito de chupar os dedos, e até mesmo a postura inadequada da língua enquanto está dormindo. 

Outro fator é a perda precoce dos dentes de leite, ou o contrário, a demora para cair os dentes de leite. Caso esteja demorando muito, é importante procurar um dentista. 

Para finalizar, o último problema mais comum nos pequenos é a cárie, — desenvolvida pelo consumo excessivo de açúcar aliado a uma higiene bucal inadequada. 

Adolescentes 

Quando a higiene bucal não é realizada de maneira adequada, ocorre o acúmulo de placa bacteriana — película pegajosa e incolor, constituída de bactérias e restos alimentares que se forma sobre os dentes.

Então, se essa placa não for removida pelo dentista, ela se transforma em tártaro — que é a placa quando se calcifica.  

Outro ponto a se considerar nessa fase da vida, é os dentes desalinhados. Portanto é necessário estar atento para iniciar um tratamento ortodôntico, caso não seja feito, pode haver complicações como dores, problemas na gengiva e incidência de cárie.  

Além disso, temos que mencionar o nascimento dos sisos, que ocorre no final da adolescência. Neste caso, é comum não haver espaço na boca para o nascimento, por isso é fundamental ir ao dentista para que ele possa solucionar.

Adultos

Nessa fase, o tratamento de canal pode se fazer necessário,  — onde é retirada a polpa do dente e o espaço é limpo, preparado e preenchido para vedar o canal —, no entanto, se for preciso para resolver o problema,  provavelmente será necessário usar uma prótese ou coroa. 

Outra situação é a gengivite, que também é comum, e se não tratada, pode evoluir para periodontite, — uma doença grave que atinge tecidos e os ossos que sustentam os dentes. 

Por fim, não podemos deixar de citar o bruxismo — caracterizado por ranger os dentes à noite. Se não for tratado, o paciente pode ter dores fortes de cabeça, nos maxilares, zumbido nos ouvidos, desgaste nos dentes e à perda deles. 

Idosos 

Nessa fase da vida, o sistema imunológico das pessoas é sensível, o que acaba ocasionando problemas bucais salientes. 

Uma questão bem comum em idosos é a retração gengival, — exposição da raiz do dente —, gerando maior sensibilidade quando ingerido alimentos quentes ou gelados. 

Outro fator é a boca seca, ocasionada pela diminuição da produção de saliva pelo organismo, que pode estar relacionada ao uso de certos medicamentos ou a presença de algumas doenças.  

Além do mais, conforme a idade vai aumentando, o corpo pode não estar recebendo a quantidade de vitaminas essenciais para um bom funcionamento. E isso é prejudicial à saúde dos dentes e gengivas.  

Então, agora que você já sabe quais são os principais problemas bucais em cada fase da vida, vamos te falar como ajudar na prevenção dos mesmos. 

  • Fazer a higiene bucal corretamente: escovar os dentes  pelo menos 3 vezes ao dia e passar o fio dental 1 vez ao dia, de preferência à noite, antes de dormir;
  • Utilizar creme dental com no mínimo 1000 ppm flúor ( essa informação você encontra na caixinha);
  • Frequentar o dentista a cada 6 meses para fazer avaliação e uma profilaxia ( limpeza). 

Desta forma será muito mais fácil prevenir doenças bucais. 

O que acha de ajudar outras pessoas repassando essas informações? Compartilhe na sua rede social. 

 

Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz | CRO SC 4758
Unidade Pedra Branca (48)3283-0354 | WhatsApp: (48)99164-7898
Acesse o Whatsapp neste link https://bit.ly/2Ly9SAR 
Unidade São Lucas (48) 3242-9420 |  (48) 3033-5101 |  WhatsApp: (48) 99136-7399 | (48) 99146-4763

Voltar

Comentários

Indicações da Dra. Mônica

Essekabe - Desenvolvimento Profissional Odonto Clínica Mônica Digital Face