Fale com a Dra. Mônica ou
Clique aqui para agendar sua consulta

Saúde bucal X Saúde do coração

Quando as pessoas se deparam com informações sobre os problemas relacionados a falta de higiene bucal, geralmente é mencionado a cárie, gengivite, mau hálito e tártaro. 

Mas uma coisa que é preciso saber, é que a saúde bucal é fundamental para nosso corpo como um todo. 

A boca é a porta para várias bactérias que causam doenças. E se não houver a higiene necessária, esses micro-organismos podem causar infecções e intensificar lesões. Além do mais, podem chegar à corrente sanguínea e atingir órgãos do corpo.  

Sem falar que as bactérias podem aumentar o nível de proteína C-reativa, — substância produzida no fígado que, quando elevada, apresenta maior risco de uma pessoa desenvolver doenças cardiovasculares. 

Falta de higiene bucal

"Uma série de pesquisas evidenciam essa ligação entre a má higiene bucal e enfermidades cardíacas. Um desses estudos, realizado pelo Instituto do Coração (INCOR), constatou que mais de 35% das mortes por problemas cardíacos e 45% das doenças cardíacas são de origem dental" (Paulo Chaccur, 2019). 

A boca contém cerca de 50 bilhões de bactérias e, quando elas se misturam com restos alimentares, forma-se a placa bacteriana, — que precisa ser removida. Então, se a higiene bucal não for realizada da maneira correta, a placa se calcifica criando o tártaro. E quando isso acontece, pode surgir a cárie, gengivite e periodontite, e é nesse momento que o coração começa a correr perigo. 

Saúde bucal e o Coração 

"De acordo com o American Heart Association (Associação Cardíaca dos Estados Unidos), uma má higiene bucal pode ser responsável por vários problemas cardiovasculares, entre eles a aterosclerose (entupimento das artérias), o infarto e até um Acidente Vascular Cerebral (AVC)" (Paulo Chaccur, 2019). 

Quando as bactérias alcançam o coração, podem chegar nas válvulas lesionadas e causar doenças como a endocardite, que atinge, em primeiro lugar, às válvulas cardíacas.

Outra possibilidade é a inflamação da gengiva produzir proteínas que ativam a destruição do tecido e estimulam a formação de placas de gordura na coronária. (Paulo Chaccur, 2019). 

Agora que você está ciente da importância de realizar a higiene bucal adequadamente, — escovar os dentes, pelo menos, 3 vezes ao dia após as refeições, usar o fio dental, principalmente antes de dormir e fazer exames periódicos ao dentista, não pode mais deixar de lado tais hábitos que precisam ser criados para manter a sua saúde em dia. 

Confira o post 4 critérios na hora de escolher um dentista. 

Referência: 
Chaccur, Paulo. Higiene bucal pode afetar diretamente a saúde do seu coração. Em 17/10/2019. <https://www.minhavida.com.br/saude/materias/35428-higiene-bucal-pode-afetar-diretamente-a-saude-do-seu-coracao>. Acesso em: 09/11/2019. 

Horário de atendimento da Clínica Odontológica Dra. Mônica Savariz | CRO SC 759
Segunda a sexta das 8h às 22h | Sábado das 8h às 19h.
Whatsapp: https://bit.ly/2Ly9SAR
R. da Praça, 241 - Passeio Pedra Branca - Ed. Office Green (sala 612) - Palhoça/SC.
Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz  CRO SC 4758 | Cirurgiã Dentista

Voltar

Comentários

Indicações da Dra. Mônica

Essekabe - Desenvolvimento Profissional Odonto Clínica Mônica Digital Face