Dicas do Fiozito

Monica

Cmo usar o fio dental

Cortar um pedaço do Fio e enrolar um pouco num dedo de uma mão e o restante num dedo de outra mão. Esticar bem.

Segurar firme e ir colocando o fio devagar entre os dentes até encostar na gengiva.

Entenda o que é cárie:

A cárie é causada por bactérias cuja produção de ácidos desmineraliza certas áreas dos dentes. O primeiro sinal clínico da cárie é o aparecimento de manchas brancas, que precisam ser detidas para que não se desenvolvam, dando origem a cavidades, dor e até mesmo a destruição completa da coroa dentária. A cárie é uma doença infecciosa transmissível.

Cárie de mamadeira:

A cárie de acometimento precoce, a chamada cárie de mamadeira, afeta a dentição decídua, produzindo uma grande destruição na estrutura dos dentes, quadros de dor e freqüentemente infecções na polpa e abscessos. Crianças entre 1 e 3 anos de idade são as mais afetadas. Os resíduos de leite que se acumulam na boca após a amamentação, a adição de açúcar nos alimentos e a falta de higiene oral são os principais fatores relacionados ao aparecimento desta condição infantil.

Placa bacteriana e tártaro?

Estes dois são os verdadeiros inimigos para a saúde da sua boca! A placa bacteriana é formada por bactérias que se alimentam de restos de comida. Ela fica entre os dentes e a gengiva e causa inchaço, vermelhidão e sangramento. Se você não limpar os dentes, a placa endurece e forma o tártaro, deixando assim o seu dente muito feio e frágil. A placa bacteriana e o tártaro podem levar à perda do dente.

Gengivite

É a inflamação da gengiva. Quando ela está presente, causa inchaço, sangramento e um cheirinho ruim. A gengivite abre a porta para outras doenças e pode até fazer seu dente cair.

Para evitar a placa bacteriana, cárie e gengivite, é muito fácil: basta escovar sempre os seus dentes após todas as refeições, não esquecendo do fio dental e de massagear delicadamente a gengiva no final da escovação. Evitar doces e alimentos açucarados também é muito importante!

Menu