Fale com a Dra. Mônica ou
Clique aqui para agendar sua consulta

A importância do fio dental para a saúde bucal

Desde pequeno ouvimos nossos pais dizer que precisamos escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia. Contudo, acabamos esquecendo que o fio dental faz parte desse processo de higienização e sem ele a limpeza não é completa. 

O fio dental é uma parte fundamental da higiene bucal, serve para remover os resíduos alimentares e placa bacteriana. Ele limpa as áreas entre os dentes que as cerdas da escova dental não alcançam.

Logo, sua utilização ajuda na prevenção de doenças periodontais, além das cáries e manchas nos dentes.— Por isso, introduzir este hábito à sua rotina valerá cada segundo. 

No entanto, para quem está com dificuldade de incluir o hábito, pode utilizar o fio dental 1 vez ao dia após o jantar e antes da escovação, assim será mais fácil de lembrar.  

Então, quando estiver passando o fio dental, deverá entrar na gengiva deslizando em todos os lados do dente até sentir resistência, pois há uma profundidade entre o dente e ali é que se alojam as bactérias. Todavia, cuidado com a força aplicada para não machucar a gengiva.

Agora falando das crianças, — o uso do fio dental deve ser iniciado a partir do momento que há dois dentes unidos, geralmente por volta de 2 anos de idade, quando a dentição começa a se completar.

Para facilitar a compreensão acesse o consultório virtual da Dra Mônica https://www.odontoclinicamonica.com.br/blog/leitura/consultorio-virtual-da-dra-monica e veja o que o coelho tem a dizer. Ainda há outra opção para auxiliar no entendimento, o GIBI da Dra. Mônica, essa é uma maneira divertida de aprender sobre a saúde bucal. Acesse: https://www.odontoclinicamonica.com.br/historinha-gibi

Desenvolvi isso para ajudar os pais a fazerem do fio dental não mais um coadjuvante da saúde bucal, e sim algo de fundamental entendimento para que as crianças o façam imitando seus pais no processo de higienização.

Nesse momento, acredito que os papais já devem ter procurado orientação do Odontopediatra, mas caso ainda não tenham marcado a visita, sugiro fazer o quanto antes. 

Por fim, tenho duas dicas, — você pode conversar com seu dentista sobre qual tipo de fio dental é o mais indicado no seu caso. A segunda, inclusive muito importante, é que se a sua gengiva sangrar ao usar o fio dental deve procurar seu dentista urgente, pois a sua gengiva pode estar doente — Gengivite é uma doença, e como tal deve ser tratada.

Aqui na clínica estamos tomando todas as medidas para proporcionar segurança no seu atendimento. Mas antes de sair de casa veja algumas recomendações ao chegar na clínica

Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz  CRO SC 4758 | Cirurgiã Dentista 
Clínica Odontológica Dra. Mônica Savariz | CRO SC 759 

Voltar

Comentários

Indicações da Dra. Mônica

Essekabe - Desenvolvimento Profissional Odonto Clínica Mônica Digital Face