Abscesso dentário: o que é? Sintomas e Tratamento

O ABSCESSO DENTÁRIO é o acúmulo de pus devido a uma infecção bacteriana. Geralmente um volume aumentado é percebido no local e pode causar dor.

Há três tipos de abscesso dentário

- Abscesso pericoronário: quando o dente está nascendo e a gengiva ainda está cobrindo parte dele. Se a região for contaminada pode surgir um abscesso;

- Abscesso periodontal: quando a infecção ocorre nas gengivas junto à raiz de um dente. É causado pelo acúmulo de placa bacteriana que se transformou em tártaro;

- Abscesso periapical: ocorre na ponta da raiz dentária, geralmente provocado por uma cárie não tratada ou uma infiltração bacteriana.

Quais os sintomas?

- dor de dente;
- vermelhidão na área afetada;
- sensibilidade ao toque;
- drenagem de pus;
- dificuldade de abrir a boca ou mastigar;
- gânglios do pescoço inchados;
- dente escurecido.

Se notar um aumento de volume próximo aos dentes ou bochechas/pescoço, é fundamental procurar seu dentista, pois um abscesso mal tratado pode causar infecções mais graves e até levar à morte.

Fazer visitas periódicas ao dentista é muito importante para que o profissional possa detectar as lesões causadoras de abscessos antes que estes se formem.

Como retirar um abscesso dentário?

O que se faz é drenar o pus do abscesso e tratar a raiz com problema, seja por meio de raspagem para remover o cálculo, tratamento de canal ou mesmo remoção do dente infeccionado.

Além disso, medicamentos como antibióticos ou antiinflamatórios podem ser necessários, mas só devem ser utilizados a partir da recomendação do profissional, já que tomá-los sem acompanhamento pode piorar a situação.

Como prevenir um abscesso dentário?

Mantenha sua saúde bucal em dia evitando infecções com alguns cuidados:

- escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia;
- usar fio dental pelo menos antes de dormir;
- trocar com frequência a escova dental;
- evitar alimentos ricos em açúcar;
- fazer visitas periódicas ao dentista.

Observação: Há de se considerar o estado geral do paciente, sua história pregressa, exames complementares e anamnese rigorosa a fim de detectar alguma possível causa sistêmica.

Se ficou com alguma dúvida deixe seu comentário. Ajude outras pessoas compartilhando estas informações.

Horário de atendimento da Clínica Odontológica Dra. Mônica Savariz | CRO SC 759
Segunda a sexta das 8h às 22h | Sábado das 8h às 19h.
Whatsapp: https://bit.ly/2Ly9SAR
R. da Praça, 241 - Passeio Pedra Branca - Ed. Office Green (sala 612) - Palhoça/SC.
Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz | CRO SC 4758 | Cirurgiã Dentista