Fale com a Dra. Mônica ou
Clique aqui para agendar sua consulta

Adaptação comportamental do paciente odontopediátrico

A especialidade de Odontopediatria é de extrema importância para a prevenção, controle e manutenção dos dentes de leite e permanentes na cavidade bucal durante o desenvolvimento de uma criança.

Com o avanço da ciência na Odontologia ao longo dos anos, a profissão tornou-se um serviço mais humanizado, onde é muito importante e relevante a relação entre paciente – profissional. Sendo o primeiro contato da criança com o seu Odontopediatra de suma importância para o desenvolvimento, ao longo do tempo, de uma saudável relação de confiança entre ambos.

Os pais/responsáveis têm o importante papel de orientar e instruir as crianças sobre a visita ao dentista. Com o intuito de, antecipadamente, minimizar possíveis danos psicológicos e anseios com relação a esse primeiro contato.

A ansiedade e o medo entre os pacientes pediátricos são características presentes durante a prática odontológica de rotina e, muitas vezes, dificulta o desenvolvimento dos procedimentos clínicos necessários.

A capacidade de comunicação das crianças são limitadas e, frequentemente, não conseguem expressar de forma adequada seus medos e ansiedades em palavras. Desta forma, é muito comum durante os atendimentos o choro, os gritos, a relutância e resistência em realizar a abordagem clínica necessária.

Assim, em vários casos, o profissional capacitado lança mão de técnicas não farmacológicas (comportamentais) e muitas vezes também farmacológicas, para a adaptação comportamental do paciente.

Odontopediatras aplicam técnicas de gestão comportamental para diminuir ou até mesmo anular o medo e a ansiedade pela visita odontológica. A American Academy of Pediatric Dentistry, publica com frequência um guia denominado de Guia de Manejo do Comportamento Infantil, que possui a finalidade de melhorar os atendimentos odontopediátricos, por meio de técnicas de manejo comportamental durante as intervenções clínicas.

O odontopediatra deve estar apto a avaliar exatamente o nível de desenvolvimento da criança, suas atitudes, seu temperamento e predizer a sua reação ao tratamento odontológico. 

Cada técnica deve ser integrada a uma abordagem de aproximação geral, no entanto, individualizada para cada paciente  pediátrico. Ter uma compreensão básica do desenvolvimento cognitivo da criança, trocando mensagens com ela, as quais sejam compatíveis com o seu nível intelectual é de grande importância.

As reações das crianças ao tratamento odontológico podem ser influenciados por diversos fatores como por exemplo: a idade da criança, o nível cognitivo, a sua personalidade, a reação ao desconhecido e, até mesmo, a ansiedade materna

O manejo das crianças não colaboradoras é uma parte importante da prática clínica. “Mostrar, falar, fazer”; reforço positivo; modelagem; controle de voz e, a estabilização física protetora são algumas das técnicas para gerenciar o comportamento do paciente durante o atendimento odontológico.

No presente texto informativo vamos relatar um pouco sobre a técnica de estabilização protetora, também às vezes denominada contenção ou restrição física durante o atendimento pediátrico.

Ressalta-se aqui, a importância do papel dos pais e de nós profissionais, em comunicá-los, previamente, sobre as técnicas de manejo do comportamento infantil antes da abordagem clínica. 

Além disso, como profissionais, sempre buscamos o auxílio, a compreensão, e a participação dos pais nos cuidados dentários. Normalmente existe uma aceitação satisfatória dos pais, frente às técnicas de manejo de comportamento, o que por consequência, gera uma melhora no desenvolvimento e na finalização dos tratamentos odontológicos.

A estabilização protetora tem a finalidade de definir um tratamento de qualidade com segurança para os pacientes que não estão cooperando. — A fim de evitar injúrias e acidentes durante a realização de um procedimento odontológico. 

Costumo realizar na primeira avaliação uma conversa esclarecedora aos pais/responsáveis, e sempre ressalvo que todos os instrumentais odontológicos são cortantes, desta forma, não é possível iniciar um tratamento na cadeira odontológica com movimentos repentinos ou bruscos.

Diante de uma situação de medo e estresse a criança tem o costume de impedir ou atrapalhar a realização adequada do procedimento, com o intuito de fuga e autoproteção. Logo, a estabilização protetora é feita normalmente com ajuda dos pais e profissionais auxiliares do ambiente odontológico. 

Com a intenção de se evitar a movimentação da cabeça e do corpo do paciente, para que não ocorra injúrias, a criança mesmo estabilizada pode e deve receber carinho, palavras de afeto, de ternura e coragem, para diminuir aos poucos, sua resposta opositora. A limitação motora da criança pode envolver uma outra pessoa — como algum dos responsáveis — ou algum dispositivo de imobilização.

Geralmente, o que ocorre é a contenção por meio de um dos responsáveis dispostos a proteger a criança como se fosse um ‘abraço de urso’, evitando possíveis ferimentos.

A Academia Americana de Odontologia Pediátrica salienta os objetivos, assim como as indicações da estabilização protetora. Como objetivos por meio desta técnica comportamental não farmacológica, temos a função de reduzir ou eliminar o movimento intempestivo; proteger o paciente, a equipe, o dentista, os pais de qualquer ferimento; facilitar a realização do tratamento odontológico de qualidade. 

As indicações para estabilização são: pacientes que requerem o diagnóstico imediato e/ou tratamento e não podem cooperar devido à falta de maturidade; pacientes que não podem cooperar devido a sua incapacidade mental ou física; pela segurança do paciente que estaria em risco sem o uso da estabilização protetora, além de pacientes que estão sedados, estes requerem uma estabilização limitada para se reduzir os possíveis movimentos intempestivos.

Portanto, é preciso enfatizar que o manejo comportamental da criança por meio da técnica de estabilização protetora não é algo obrigatório ou primordial, mas que quando necessário e verificado é importante aplicar para a realização de uma eficiente abordagem clínica.

Promover uma atitude positiva, confiável e segura para proporcionar cuidados com a criança são de máxima importância para o exercício da Odontopediatria.

 

Dra. Flávia Isaia Vieira.
Especialista e Mestra em Odontopediatria | CRO SC 15.360

Horário de atendimento da Clínica Odontológica Dra. Mônica Savariz | CRO SC 759
Segunda a sexta das 8h às 22h | Sábado das 8h às 19h.
Whatsapp: https://bit.ly/2Ly9SAR
R. da Praça, 241 - Passeio Pedra Branca - Ed. Office Green (sala 612) - Palhoça/SC.
Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz | CRO SC 4758 | Cirurgiã Dentista

Voltar

Comentários

Indicações da Dra. Mônica

Essekabe - Desenvolvimento Profissional Odonto Clínica Mônica Digital Face