Boca seca: causas e tratamentos

Você sente a sua boca seca? Com um aspecto meio grudento ou sente a necessidade de tomar muita água? Caso sim, fique atento a essas situações.

Boca seca ou xerostomia, é uma condição que reduz ou impossibilita a produção de saliva. — Ainda pode dificultar a deglutição, mastigar, falar de forma clara, pode gerar mau hálito ou favorecer a deterioração dos dentes, acelerando o processo.

De acordo com um estudo publicado no periódico Brazilian Dental Journal, a nível mundial, um em cada quatro pessoas tem boca seca, sendo mais comum entre os idosos.

A saliva é muito importante para o equilíbrio do corpo. Além de proteger a boca evitando a entrada de bactérias, lubrifica os dentes, as gengivas e os alimentos para facilitar a mastigação, gustação e deglutição.

Causas da boca seca

Essa condição pode ser causada por conta de efeitos colaterais de medicamentos, por respirar pela boca — quando a pessoa tem dificuldade de respirar normalmente pelo nariz, uso de cigarros, além de alguns problemas de saúde como depressão, doenças crônicas e doenças autoimunes. Confira alguns dos sintomas.

Sintomas de xerostomia

1) sensação de secura na boca;

2) saliva pegajosa;

3) dificuldade ou desconforto para mastigar, engolir ou falar;

4) lábios com ressecamento;

5) língua seca;

6) mau hálito;

7) infecção fúngica na boca;

8) elevação da placa bacteriana, cárie e gengivite

Dicas de tratamentos

Antes de mais nada quero deixar bem claro que é imprescindível você conversar com um médico ou com seu dentista para avaliar a causa. Mas também pode seguir algumas recomendações para aliviar o desconforto.

- beber bastante água na temperatura ambiente;
- tomar bebidas sem açúcar;
- aderir a goma de mascar sem açúcar para estimular a produção de saliva (exceto os idosos);
- o consumo de bebidas alcóolicas e o cigarro normalmente deixam a boca seca;
- reduzir o consumo de cafeína.

Visite o seu dentista regularmente para fazer avaliações e neste momento já converse com ele caso esteja com algum dos sintomas mencionados no post.

Lembrando de realizar a escovação 3 vezes por dia e utilizar fio dental, principalmente antes de dormir.

Confira o post sobre profilaxia e também veja algumas recomendações ao chegar na clínica
Beijos e sorrisos virtuais,

Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz  CRO SC 4758 | Cirurgiã Dentista