Fale com a Dra. Mônica ou
Clique aqui para agendar sua consulta

Chupar dedo conheça os riscos e consequências

Por que as crianças chupam o dedo?

 

Chupar o dedo é um reflexo da necessidade de sucção, oferecendo à criança conforto e tranquilidade. É normal ver bebês menores de 1 ano chupando o dedo, geralmente na fase dos três aos nove meses, e está tudo certo!  Nessa idade, ainda não possuem controle total sobre mãos e pernas, tornando a ação em si algo instintivo. Porém, é importante procurar a ajuda de um Odontopediatra caso a criança continue com esse ato após o primeiro ano de vida.

É muito importante buscar auxílio de profissionais, pois caso o costume de chupar o dedo se estenda, futuramente a criança poderá desenvolver problemas psicológicos e até mesmo fisiológicos, como a modificação da arcada dentária, problemas mastigatorios, fala, e deglutição.

Para evitar que o seu filho chupe o dedo por um tempo além do recomendado, é importante monitorar quais são os momentos do dia em que ele o faz com mais intensidade. Por exemplo, se a criança costuma fazê-lo enquanto assiste televisão, procure outra atividade para distraí-la. Outra maneira bastante eficaz é o sistema de recompensas, no qual a criança receberá um prêmio sempre que conseguir ficar sem chupar o dedo  (Há controvérsias, mas vale a pena deixar a dica). 

Estimular de forma saudável a interrupção do hábito, pode ser muito difícil, mas estamos aqui para ajudar, avaliando cada caso individualmente! Não existe uma regra! Devemos nos adaptar de acordo com a realidade em que a família se encontra! 

Como dica, indico que comprem mordedores para os bebês, e façam o aleitamento materno. Ambos previnem o hábito de chupar dedo. Não recomendamos chupetas, bicos e mamadeiras com a "desculpa" de impedir que a criança use o dedo. Essa atitude só complica e não resolve. Acredite! 

 

Para tratar e corrigir os problemas que a criança por ventura apresente, o ideal é sempre procurar ajuda profissional. Ele, o Dentista, fará uma análise completa e apontará aos pais o que precisa  ser feito.

 

Quanto mais cedo melhor!

 A #prevenção é a solução.

O ortodontista também é nosso aliado durante essa fase.

Não procrastine com seu filho.

Buscaremos a melhor solução em cada caso. 

É um trabalho é multidisciplinar!

Se ficou com alguma dúvida deixe seu comentário. Ajude outras pessoas compartilhando essas informações!


Beijos e sorrisos.

Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz CRO SC 4758 | Cirurgiã Dentista
Horário de atendimento da Clínica:
Segunda a sexta das 8h às 22h | sábado das 8h às 19h.
Rua da Praça, 241, Ed. Office Green (sala 612), Passeio Pedra Branca - Palhoça/SC
WhatsApp: 
https://bit.ly/2Ly9SAR

Voltar

Comentários

Indicações da Dra. Mônica

Essekabe - Desenvolvimento Profissional Odonto Clínica Mônica Digital Face