Fale com a Dra. Mônica ou
Clique aqui para agendar sua consulta

Cigarro, bebida alcoólica e a saúde bucal

Não sei se você sabe mas bebidas alcoólicas e cigarros contribuem para a evolução de problemas bucais muito sérios.

 

Bebida alcoólica e a Saúde Bucal 

Se você tem o hábito de beber excessivamente confira essas informações. 

De acordo com a Dental Health Foundation da Irlanda, pacientes que consomem álcool possuem um risco seis vezes maior de terem câncer de boca. 

O consumo excessivo de bebida alcoólica desidrata a boca e esse fator pode elevar as  chances de infecção ou qualquer outro problema bucal como cárie, periodontite e erosão dentária. Mas o que mais preocupa ainda é o aumento do câncer de boca. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o abuso de álcool está atribuído a mais de 5% da carga mundial de doenças e lesões, comprometendo o funcionamento do cérebro e afetando vários outros órgãos. 

Não estou dizendo que você deve parar de beber, só estou transmitindo as informações sobre o consumo excessivo da bebida e suas consequências à saúde bucal e geral. 

Uma dica, além de realizar a higienização correta, após consumir bebida alcoólica você pode ingerir alimentos como leite, iogurte e queijo, que são ricos em cálcio e fosfato que ajudam a melhorar o ph da saliva. 

 

Cigarro e a Saúde bucal

Não é novidade que o cigarro é prejudicial à saúde e isso é igual quando se trata da boca.

Bem, a fumaça do cigarro inibe a produção de saliva, ou seja, parte das substâncias que consumimos fica na boca e é digerida, emanando odor que provoca mau hábito.

Outro problema é a nicotina, que adere ao esmalte dentário deixando-o com a pigmentação escurecida. Além disso, ela ainda aumenta a produção de melanina no corpo, afetando a gengiva e as bochechas causando a melanose de fumante.

O cigarro também aumenta a temperatura média da boca criando um local propício para a propagação de bactérias, acúmulo de placa bacteriana e tártaro. Desse modo, a boca fica suscetível a doenças periodontais como a gengivite, a periodontite e pode levar à perda de dentes.

E ainda, a mais grave consequência que o cigarro pode trazer à saúde bucal, o câncer, — seja de lábio, faringe laringe e esôfago. Além é claro, de afetar os sistemas cardíaco, respiratório, entre outros. 

Agora que você está ciente dos problemas que o consumo excessivo de bebida alcoólica e o uso do cigarro pode trazer, fique mais atento, cuide de você, sua saúde é o seu maior BEM. 

Aqui na Clínica estamos tomando todas as medidas para proporcionar segurança no seu atendimento. Mas antes de sair de casa veja algumas recomendações ao chegar na Clínica

Assuntos que podem te interessar: que sorriso vai exibir quando tudo isso passarBiossegurança: todo carinho e cuidado que merece

Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz  CRO SC 4758 | Cirurgiã Dentista 
Clínica Odontológica Dra. Mônica Savariz | CRO SC 759 

Fontes: https://www.sorrisologia.com.br/noticia/entenda-como-o-alcool-pode-ser-prejudicial-para-a-saude-bucal_a4539/1 >, publicado em 15/05/2017. Acesso em: 08/06/2020.  < https://www.odontoprevonline.com.br/bem-estar/os-males-do-cigarro-para-sua-saude-bucal >, publicado em 28/07/2017. Acesso em: 08/06/2020.

Voltar

Comentários

Indicações da Dra. Mônica

Essekabe - Desenvolvimento Profissional Odonto Clínica Mônica Digital Face