Fale com a Dra. Mônica ou
Clique aqui para agendar sua consulta

Como fazer a higiene bucal do bebê

Antes de mais nada, quero informar que o ideal é que a futura mamãe visite o Odontopediatra ainda na gravidez, para que receba as orientações necessárias. 

Esse aconselhamento vai ensinar como prevenir e resolver problemas de saúde oral que acontecem durante a gestação, e ainda, promover a sua própria saúde e a do bebê. 

Os cuidados com a boca dos pequenos devem iniciar desde cedo. Para os bebês que mamam apenas no peito a higiene deve ser feita logo que surgir o primeiro dentinho, por volta dos seis meses. A escovação precisa ser realizada duas vezes ao dia utilizando acessórios adequados para a idade. 

Agora, aos que tomam fórmulas lácteas o ideal é iniciar a higiene quando a gengiva ainda está lisinha. Neste caso, os pais podem usar uma gaze para remover resíduos das mamadas, ajudando a reduzir a acidez da saliva. 

 

Como fazer a higiene bucal do bebê

A recomendação é que ele fique de costas para o adulto, com a cabeça direcionada à frente. Na escovação deve-se fazer movimentos circulares nas partes frontal e traseira dos dentes, e de vai e volta na parte de cima. — Para informações detalhadas visite o consultório virtual da Dra Mônica, acessando aqui

Em seguida pode enxaguar, mas não há necessidade, já que é utilizada pouca pasta — cerca de um grão de arroz cru — ou seja, não tem problema de ficar na boca do bebê. 

Quando o pequeno já estiver com mais dentinhos, um ao lado do outro, é necessário utilizar fio dental uma vez ao dia. — Os pais devem passá-lo de uma maneira que o fio abrace o dente e num movimento de vai e vem. 

Caso perceba inchaço, vermelhidão ou sangramento na gengiva, entre em contato com o dentista imediatamente. Isso não significa que machucou, mas pode significar uma gengivite, — inflamação na gengiva por uma escovação ou uso do fio dental de maneira inadequada. 

Por isso é muito importante fazer visitas periódicas ao Odontopediatra, dessa forma o profissional vai acompanhar de perto o crescimento do seu bebê ajudando, juntamente com os pais, a manter a saúde bucal do pequeno em dia.  

Tem vários posts aqui no blog com informações bem importantes que podem ajudar a sanar dúvidas. 

A saúde bucal da gestante; Grávidas precisam ir ao dentista?; Odontologia para bebês: veja os cuidados nos primeiros 1000 dias 
Chupeta e mamadeira: confira as possíveis consequências e dicas para a remoção; Quais alimentos dar para o bebê quando o dente está nascendo?

Estamos tomando todas as medidas para proporcionar segurança no seu atendimento. Mas antes de sair de casa veja algumas recomendações ao chegar na clínica

Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz  CRO SC 4758 | Cirurgiã Dentista 
Clínica Odontológica Dra. Mônica Savariz | CRO SC 759 

 

Voltar

Comentários

Indicações da Dra. Mônica

Essekabe - Desenvolvimento Profissional Odonto Clínica Mônica Digital Face