Fale com a Dra. Mônica ou
Clique aqui para agendar sua consulta

Crianças podem escovar os dentes sozinhas?

Você sabia que a higienização bucal do seu filho não deve ser feita sem supervisão até os 10 anos?

A higiene bucal das crianças deve ser feita desde o seu nascimento, especialmente quando começam a nascer os dentes decíduos (de leite). Embora ainda não estejam com a arcada dentária totalmente formada, é aconselhável realizar a escovação pelo menos 1 vez ao dia, sendo que todo o processo deve ser supervisionado e auxiliado por um adulto, visto que até os 10 anos eles ainda não conseguem alcançar alguns locais de difícil acesso com a escova e a pasta de dente é um medicamento. 

 

Atenção: Se houver a ingestão em excesso a criança deve ser encaminhada ao médico, pois dependendo da quantia e da idade da criança há risco de uma intoxicação e problemas gástricos sérios!

 

 E isso ocorre devido ao desenvolvimento parcial da coordenação motora fina da criança, sendo a responsável por tarefas envolvendo atos precisos, como escrever, desenhar, pegar pequenos objetos, entre outros.

 

Porém, é importante que mesmo assim você incentive seu filho a escovar os dentes de forma autônoma, para que ele desenvolva o costume e a prática na escovação, tornando-se independente.

Ainda ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários e compartilhe esse post para levar conhecimento para outras mamães.

Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz CRO SC 4758 | Cirurgiã Dentista
Horário de atendimento da Clínica:

Segunda a sexta das 8h às 22h | sábado das 8h às 19h.
Rua da Praça, 241, Ed. Office Green (sala 612), Passeio Pedra Branca - Palhoça/SC
WhatsApp: https://bit.ly/2Ly9SAR

Voltar

Comentários

Indicações da Dra. Mônica

Essekabe - Desenvolvimento Profissional Odonto Clínica Mônica Digital Face