Crianças também podem ter placa bacteriana?

Quando falo que é fundamental manter a saúde bucal em dia, não me refiro somente aos pacientes adultos. — Os cuidados devem ser seguidos desde cedo, ainda na gestação.

Ter cuidado com relação a saúde bucal das crianças é muito importante para uma boa qualidade de vida.

Agora, respondendo a pergunta do título deste post, sim, as crianças também podem ter placa bacteriana.

A placa é vilã do sorriso saudável e não escolhe idade. No caso dos pequenos, o aparecimento está relacionado com a higiene bucal realizada inadequadamente.

Por isso, a maneira de prevenir tal problema é por meio da orientação e motivação da escovação e uso do fio dental da forma correta.

Nesse momento, é necessário os pais acompanharem o processo até que as crianças estejam fazendo certinho.Contudo, dependendo da idade, os pais devem ajudar no processo.

A placa bacteriana já se instalou, e agora?

Se a placa já estiver instalada na cavidade bucal, os pais precisam levar o filho o quanto antes ao odontopediatra para a remoção.

Será realizada uma profilaxia e o dentista vai orientar o responsável sobre os cuidados necessários como: qual a escova mais adequada, qual o creme dental, a maneira correta de fazer a higienização, os horários ideais, além da indicação de uma alimentação mais saudável.

É fundamental você estar ciente de que ao ter grandes concentrações de placa nos dentes, e se não for removida de forma correta, pode causar tártaro, gengivite, cárie dentária além de mau hálito e “sensação de boca suja”.

Aqui no blog tem diversos posts que podem ajudar os pais desde cedo.Vou citar alguns:

Como fazer a higiene bucal do bebê
O uso de Computador e Smartphone pode afetar a saúde bucal de crianças e adolescentes?
A forma mais rápida da criança criar o hábito de passar fio dental
Anestesia sem dor: ficou mais fácil ir ao dentista
Profilaxia dentária: saiba porque é preciso fazer

Aqui na clínica estamos tomando todas as medidas para proporcionar segurança no seu atendimento. Mas antes de sair de casa veja algumas recomendações ao chegar na clínica