CUIDADOS COM A SUA SAÚDE BUCAL

Os problemas periodontais podem ser basicamente classificados, de acordo com sua gravidade, em GENGIVITE ou PERIODONTITE.

Gengivite

Inflamação causada pela presença de placa bacteriana, limitada à gengiva. Seu tratamento é fácil: realizando-se uma profilaxia no dentista, correta escovação e uso de fio dental, a doença tende a regredir. Os principais sinais são sangramento gengival durante a higienização, alimentação ou espontaneamente, além de inchaço e vermelhidão na região. Caso não tratada, pode evoluir para periodontite.

Periodontite

Não se limita apenas à gengiva, atingindo também os tecidos de sustentação dos dentes. Devido à infecção, o osso ao redor dos dentes vai sendo reabsorvido. A gengiva pode formar bolsas periodontais, que aumentam o acúmulo de placa bacteriana.

O tratamento, que consiste na raspagem das regiões afetadas, é extremamente importante, pois a doença pode evoluir para a perda dentária. Alguns sinais podem ser observados, como amolecimento e mudança de posição dos dentes, mau hálito e gosto ruim na boca.
Atenção para os fatores de risco da doença periodontal: FUMO, DIABETES E GENÉTICA

Cláudia Sens - Periodontia - CRO/SC 12194

Dica: Se a gengiva sangrar durante o uso do fio dental — verificar se o fio dental está sendo usado de maneira correta. Se estiver, esse sangramento deve ser resultante da inflamação gengival causada pela presença de bactérias na região. Continue utilizando o fio dental e procure um dentista para avaliação. Após o tratamento, volte ao dentista no prazo determinado por ele.

• CUIDADOS COM A SUA SAÚDE BUCAL