Dentes desalinhados: quais os malefícios para a saúde bucal

Sabe aquele ditado "uma imagem vale mais que mil palavras", então, o rosto é o seu cartão de visita. É por meio dele que transmitimos a primeira impressão.

No entanto, muitas pessoas que tem dentes desalinhados estão acostumadas com o seu sorriso e, embora insatisfeitas, devido a rotina do dia a dia acabam adiando a visita ao dentista.

Contudo, o que não sabem, é que os dentes tortos são apenas o início de um problema. Por isso, vamos abordar algumas situações que podem acontecer quando a pessoa tem dentes desalinhados

1) Mau hálito e doenças respiratórias
Os dentes tortos, desalinhados ou saltados podem causar uma respiração bucal. Ela acontece quando a pessoa respira pela boca, e isso pode trazer consequências como doenças respiratórias.

O nariz é como uma espécie de filtro que dificulta a passagem de microorganismos, mas se a respiração for feita pela boca, facilita a entrada de vírus e bactérias no organismo.

Além do mais, quando ocorre a respiração bucal, principalmente à noite, a boca fica seca, favorecendo o mau hálito e facilitando o acúmulo de placa bacteriana e cárie, já que a saliva funciona como "limpador" natural dos dentes.

2) Problemas de digestão
O desenvolvimento da digestão inicia-se pela boca, sendo assim, é importante que esteja tudo certo para que a comida seja processada da maneira correta.

A mordida cruzada — efeito do desalinhamento dos dentes — ou problemas ósseos, faz com que haja um impacto maior sobre as raízes de alguns dentes, devido às forças da mastigação, podendo causar sensibilidade nas gengivas e inchaço.

3) Dificuldade para fazer a higienização
Os dentes tortos, geralmente, invadem o espaço de outros dentes. Logo, a escova não consegue retirar os resíduos alimentares que ficam presos entre eles, e muitas vezes, o fio dental também não consegue fazer a limpeza correta.

Dessa forma, a higienização se torna precária e como consequência ocorre um acúmulo de placa bacteriana podendo levar à cárie, gengivite e periodontite.

4) Dores na região do rosto, cabeça e ouvidos
O mal posicionamento dos dentes ou o encaixe de forma incorreta, com o passar do tempo, podem ocasionar uma grave disfunção na articulação temporomandibular (ATM).— Responsável pelo ligamento do maxilar ao osso temporal do crânio, localizado em frente às orelhas.

Essa disfunção pode gerar dores de cabeça, estalos, cansaço no rosto, dores nos olhos e ouvidos.

Agora que você já sabe alguns dos problemas que podem acontecer devido aos dentes estarem desalinhados, priorize a sua saúde bucal. Faça uma avaliação com um profissional especializado e volte a sorrir sem receio.

Confira o post que preparamos sobre os 4 critérios na hora de escolher um dentista

Dúvidas? Deixe o seu comentário. Ajude outras pessoas compartilhando este post.

Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz | CRO SC 4758
Unidade Pedra Branca