Fale com a Dra. Mônica ou
Clique aqui para agendar sua consulta

Enxaguante bucal: o que você precisa saber

Nós somos bombardeados por informações todos os dias, sejam elas por meio de sons, imagens e sensações,— inclusive até mesmo sem perceber. 

O que muitas pessoas não sabem é que essas mensagens influenciam o que pensamos e a maneira como agimos. 

Quando eu falo em enxaguante bucal por acaso não vem à sua mente uma propaganda de alguém com um lindo sorriso usando o produto e demonstrando hálito fresco? Pois é!

As pessoas estão com mania de usar o produto achando que é fundamental para a higiene dos dentes e para manter um bom hálito, principalmente por que a propaganda mostra isso, entretanto não se deixe ser manipulado pela mídia. 

Vou ter que te contar uma coisa, o enxaguante bucal só serve para dar um gosto bom na boca por um momento, porém a longo prazo não funciona. Inclusive esse produto em contato com a placa bacteriana pode aumentar o mau hálito, além do mais, se conter álcool na composição pode agredir a mucosa bucal.  

O que é preciso para manter a higiene bucal é fazer a escovação 3 vezes por dia e utilizar fio dental, principalmente antes de dormir.  

Mas para ficar bem claro, existem 2 tipos de enxaguante bucal: cosmético que é vendido em farmácias e supermercados e o terapêutico — que é usado sob prescrição do dentista e de acordo com a necessidade de cada paciente.

Os produtos têm princípios ativos diferentes, da mesma forma que o aroma. Por exemplo: tem enxaguante que é indicado para a higiene pós-cirúrgica, outro que contêm flúor para auxiliar no controle de cárie e assim por diante. No entanto apenas alguns enxaguantes terapêuticos são vendidos em supermercados e farmácias, e ainda assim é necessário ter a prescrição do seu dentista antes de usá-lo. 

Já com relação ao uso por crianças, só deve ser introduzido após os 6 anos de idade, pois esse é o período que a criança já aprende a fazer o bochecho sem ingerir a solução.

Contudo, vale lembrar, APENAS se o dentista indicar. 

E já que estamos falando em higiene e limpeza confira o post sobre profilaxia dentária. E veja algumas recomendações ao chegar na clínica. 

Beijos e sorrisos virtuais, 

 

Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz  CRO SC 4758 | Cirurgiã Dentista 
Clínica Odontológica Dra. Mônica Savariz | CRO SC 759

Voltar

Comentários

Indicações da Dra. Mônica

Essekabe - Desenvolvimento Profissional Odonto Clínica Mônica Digital Face