Gestante, você tem visitado seu dentista?

Hoje estou passando aqui para falar com as futuras mamães sobre a importância de manter em dia a sua saúde bucal e a do bebê que está chegando.

Segundo as diretrizes do Ministério da Saúde, recomendam que a gestante agende consulta com o dentista logo no pré-natal. —  Esse período tem como objetivo a prevenção de várias doenças e/ou alterações que as crianças possam desenvolver no futuro. Por isso, o momento mais oportuno para realizar a prevenção é durante a gravidez.

No decorrer do período gestacional ocorrem várias mudanças no corpo e algumas podem prejudicar dentes, língua e gengiva.

A seguir confira algumas situações que são corriqueiras e que merecem total atenção.

1) A saúde bucal tem relação com um período gestacional melhor
A boca limpa e livre de doenças evita vários problemas que podem aparecer pelo corpo. Portanto, agendar a visita periódica ao dentista ajuda a identificar problemas e tratá-los já no início.

2) Monitore os sinais que a boca dá
Notou alguma alteração na gengiva, teve sangramento, os dentes estão com manchas? Entre em contato com seu dentista rapidamente.
Lembre-se que não é apenas a sua saúde que está em jogo.

3) Alguns problemas do corpo refletem na boca
Durante o período gestacional, é normal ocorrer alguns incômodos gástricos como refluxo, azia e náusea.
Quando o líquido do estômago volta para a boca, acaba deixando a região com ph mais ácido e, como consequência, pode afetar os dentes.
Uma indicação odontológica é fazer bochecho com água e depois de 15 minutos escovar os dentes.

4) Durante a gestação há predisposição à inflamação
Nesse período o corpo produz uma quantidade maior de hormônios como a progesterona. E justamente por conta da elevação do nível desses hormônios, aumenta-se o risco de inflamações na gengiva. — Chamada de GENGIVITE GRAVÍDICA. — Os principais sintomas são inchaço local, dor e sangramento durante a higienização.

Se notar tais sintomas é muito importante entrar em contato com seu dentista urgente.

O estado de saúde bucal da mãe afeta diretamente o bebê.

IMPORTANTE: se estiver grávida, programe a sua consulta. Neste momento que estamos vivenciando com relação ao coronavírus, o ideal é você ficar em casa.

Para se manter atualizada, confira os seguintes posts:

4 critérios na hora de escolher um dentista

A saúde bucal da gestante

Odontologia para bebês: veja os cuidados nos primeiros 1000 dias

Chupeta e mamadeira: confira as possíveis consequências e dicas para a remoção

Horário de atendimento da Clínica Odontológica Dra. Mônica Savariz | CRO SC 759
Segunda a sexta das 8h às 22h | Sábado das 8h às 19h.
Whatsapp: https://bit.ly/2Ly9SAR
R. da Praça, 241 - Passeio Pedra Branca - Ed. Office Green (sala 612) - Palhoça/SC.
Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz | CRO SC 4758 | Cirurgiã Dentista