Fale com a Dra. Mônica ou
Clique aqui para agendar sua consulta

Grávidas precisam ir ao dentista?

A saúde durante a gestação é um dos principais fatores a determinar o nascimento de um bebê saudável, pois doenças orais na infância podem levar a dor, estresse, afetar o desenvolvimento e bem-estar geral da criança. 

Durante o pré-natal, além de realizar exames médicos, também é importante procurar aconselhamento odontológico específico. Esse aconselhamento vai lhe ensinar como prevenir e solucionar problemas de saúde oral que aconteçam durante a gestação, bem como promover a sua própria saúde e a do bebê — tendo mais qualidade de vida.

O tratamento odontológico necessário, e com bom senso, pode ser fornecido seguramente em todas as fases da gestação. De fato, atrasar tratamentos necessários pode causar danos a você e indiretamente ao seu bebê. 

A gestante pode realizar radiografias odontológicas em qualquer trimestre, dando preferência para os filmes digitais e com toda a paramentação de proteção preconizada. 

A anestesia pode ser efetuada com anestésicos que são mais indicados para gestantes. É importante lembrar que sentir dor em um procedimento odontológico é infinitamente pior, pois libera hormônios que prejudicam a estabilidade emocional da grávida. 

É necessário que forneça ao seu dentista os nomes dos médicos que estão cuidando da sua assistência no pré-natal, e ainda como entrar em contato com eles. Assim, se houver qualquer necessidade, o contato será feito imediatamente. O seu conforto é a chave de uma boa experiência no dentista. 

Você têm que informar ao profissional caso não se sinta confortável na cadeira odontológica, pois conforme a sua gestação avança, a barriga vai crescer, exigindo que se posicione de outra maneira. 

As mudanças orais mais comumente citadas durante a gravidez incluem.

-Cárie dentária: é importante saber que os dentes da mulher não se alteram durante a gravidez. Quando uma gestante tem cárie, isso se deve às condições locais tais como mudança na dieta, má higiene oral, mudanças na flora oral ou vômitos frequentes. Para prevenir a cárie dentária durante a gestação é necessário se alimentar corretamente, escovar os dentes adequadamente com creme dental fluoretado e utilizar o fio dental;

-Erosão dentária (desgaste dos dentes): a erosão dentária é o desgaste dos dentes sem a presença de bactérias. Ela pode acontecer durante a gestação devido à vômito frequente por um longo período de tempo, refluxo ou possivelmente por comer comidas ácidas. Também pode causar sensibilidade ao calor e ao frio. Em casos severos, restaurações podem ser necessárias;

-Gengivite (inflamação com sangramento da gengiva): a gestação pode fazer a gengiva e outros tecidos que sustentam os dentes, serem mais suscetíveis a inflamações e infecções. Isso acontece por causa de fatores locais (biofilme, cárie) e mudanças hormonais que afetam a flora oral. 

Se a gestante escovar os dentes e passar fio dental adequadamente, estará menos propensa a sofrer dessa doença gengival. Quando inflamações e infecções são mal controladas, pode haver perda do osso que sustenta e segura o dente. Esta doença se chamar periodontite. — Pesquisas ligam a doença periodontal e gestantes com a pré-eclâmpsia, partos prematuros e bebês de baixo peso;

-Granuloma Piogênico (crescimento da gengiva): a presença de vários fatores como excesso de hormônio, biofilme (placa bacteriana), cálculo e excesso de material odontológico restaurador na superfície do dente, pode acentuar a resposta da gengiva, formando um crescimento anormal da mesma. 

O granuloma piogênico (ou chamado na gravidez de granuloma gravídico) é uma lesão benigna de rápido crescimento, que ocorre comumente no primeiro trimestre da gestação e poderá se estender até o terceiro trimestre. Geralmente, o granuloma gravídico regride após o nascimento, mas alguma intervenção cirúrgica pode ser necessária por isso o acompanhamento profissional é muito importante;

-Xerostomia (alteração na saliva): algumas gestantes podem sofrer de um ressecamento temporário na boca e as alterações hormonais associadas à gestação são uma possível explicação para isso. É aconselhável consumir água frequentemente e mastigar goma-de-mascar sem sacarose e contendo xilitol para estimular as glândulas salivares na tentativa de aliviar esse ressecamento. O uso frequente de cremes dentais e enxaguantes orais com flúor pode também ajudar a remineralizar os dentes e a reduzir a sensibilidade local e o risco de cárie dentária.

Dicas de Alimentação

Refeições equilibradas com os nutrientes essenciais são muito importantes para manter você e seu bebê saudáveis. Sua dieta durante a gestação também pode afetar os dentes do seu bebê. — Eles começam a se formar durante a sexta semana da gestação e o primeiro molar permanente aproximadamente no quinto mês de gestação.

- vitaminas com flúor devem ser evitadas durante a gravidez;

- ingerir comidas saudáveis de forma balanceada e em horários apropriados. Isso inclui frutas, vegetais, grãos integrais (cereais e pão), carne, peixe, ovos, feijão e nozes;

- comer uma quantidade limitada de alimentos açucarados, e somente durante as refeições;

- evitar bebidas ácidas, açucaradas e cítricas;

- preferir comer mais frutas frescas em vez de suco de frutas para cumprir a recomendação diária;

- não fumar, beber ou usar drogas (ilícitas ou medicamentos não prescritos pelo seu médico).

Dicas de Higiene Oral

- escovar os seus dentes com creme dental fluoretado duas ou três vezes ao dia e usar fio dental. Troque a sua escova a cada três ou quatro meses;

- se necessário, você pode usar um enxaguante bucal diariamente (preferencialmente sem álcool);

- se refluxo ou vômito se tornar um problema maior, você não deve escovar os dentes logo após, mas sim enxaguar a sua boca com uma solução de bicarbonato de sódio ou enxaguante bucal com flúor. Fazendo isso, neutraliza ácidos gástricos, e evita a erosão dentária.

O recém-nascido pode exibir algumas condições orais especiais, que podem desaparecer com o tempo ou necessitar intervenções odontológicas. Por isso, no momento do nascimento, a equipe hospitalar examinará a condição oral do recém-nascido para avaliar se existe algo que possa dificultar ou impedir uma respiração adequada, sucção, deglutição e aleitamento. 

Desde o nascimento até o final da adolescência, as arcadas dentárias e as estruturas orofaciais irão crescer e se desenvolver. Manter boas práticas de saúde oral e visitas regulares ao dentista, antes até do primeiro dentinho, permitirá o acompanhamento dessas estruturas e garantirá um sorriso saudável pela infância.

Fonte: Guia de Saúde Oral Materno-Infantil disponibilizado pela Global Child Dental Fund (UK) em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Associação Brasileira de Odontopediatria.

 

Dra Mariana Zendron 
CRO 16792 | Odontopediatria 

Veja algumas recomendações ao chegar na Clínica. Clique Aqui. Confira o post sobre Odontologia para bebês
Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz  CRO SC 4758 | Cirurgiã Dentista 
Clínica Odontológica Dra. Mônica Savariz | CRO SC 759

Voltar

Comentários

Indicações da Dra. Mônica

Essekabe - Desenvolvimento Profissional Odonto Clínica Mônica Digital Face