Herpes labial

O herpes labial é uma infecção viral e contagiosa que se desenvolve nos lábios.

A doença é comum e geralmente costuma se manifestar no verão, — pela exposição excessiva ao sol—, também quando a pessoa passa por níveis de estresse, doenças do sistema imune como HIV por exemplo ou pela baixa imunidade.

Com relação à aparência, pode-se perceber pequenas bolhas com aspecto de ferida que, além de incomodar, são dolorosas.

Diante da situação que estamos vivendo, com a pandemia, é comum surgir herpes labial devido ao grau de estresse que as pessoas têm estado. Fique atento, pois depois que o vírus se manifestar não é possível eliminá-lo do organismo e ele pode surgir quando estiver com o sistema imunológico baixo.

Essa doença impacta milhares de pessoas e, mesmo não tendo cura, é possível evitar o surgimento com algumas medidas simples.

Alguns cuidados que deve tomar:
- ter boa higiene bucal;
- evitar o contato muito próximo com outras pessoas;
- evitar compartilhar objetos pessoais;
- durante a crise os beijos devem ser evitados;
- usar preservativo nas relações sexuais;
- passar protetor solar no rosto e nos lábios;
- manter a imunidade alta;
- se alimentar de forma saudável, de preferência evitando alimentos industrializados;
- controlar o nível de estresse;
- fazer visitas periódicas ao dentista

Tratamento

O tratamento do herpes labial é feito com remédios antivirais como Aciclovir ou Valaciclovir, que podem ser usados em pomadas ou comprimidos. — Normalmente dura em média 10 dias, tempo de secar as bolhas e feridas.

Lembre-se: antes de se automedicar, consulte um dermatologista ou o seu dentista.

Aqui na clínica estamos tomando todas as medidas para proporcionar segurança no seu atendimento. Mas antes de sair de casa veja algumas recomendações ao chegar na clínica.

Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz  CRO SC 4758 | Cirurgiã Dentista
Clínica Odontológica Dra. Mônica Savariz | CRO SC 759