Fale com a Dra. Mônica ou
Clique aqui para agendar sua consulta

Mancha escura - nem todas são lesão de cárie

Você sabia que nem toda mancha escura é uma cárie?

As manchas escuras podem ser vistas em dentes decíduos e permanentes, e muitas vezes são motivo de grande preocupação entre as pessoas. Porém, em alguns casos são apenas manchas causadas pela ação de bactérias cromogênicas.

Elas ocorrem normalmente nas áreas mais superficiais da arcada dentária, mais especificamente em regiões de difícil higienização, como em depressões e em locais próximos à gengiva.

A principal causa das manchas dentárias é a má higienização somada ao consumo exagerado de alimentos com corantes (café, vinho, tomate, etc.). O surgimento desses manchamentos estão intimamente relacionados com a secreção de pigmentos escuros sob o dente, sendo esse uma espécie de película bacteriana adjacente ao mesmo, e que se forma após a alimentação do indivíduo. É importante salientar que, após a mineralização do biofilme, a eliminação da mancha escura não é mais possível. Somente o Dentista poderá remover.

Apesar de a mancha escura não ser necessariamente um sinal de lesão cariosa, é importante ressaltar que precisamos remover essas manchas com uma boa profilaxia. Consultas periódicas ao dentista são a melhor maneira de prevenir e tratá-las.

IMPORTANTE: O ato de escovar o dente não é suficiente para remover as manchas dentárias. Por isso, é de suma importância que após perceber qualquer mancha em seu dente, o indivíduo procure o atendimento de um Odontopediatra ou Dentista Clínico Geral, o mais rápido possível.

Embora, sejam tratáveis as manchas escuras podem voltar a aparecer após um determinado período. Por esse motivo, é importante manter a saúde bucal em dia e realizar consultas periódicas ao dentista. Afinal, essas manchas lhe trazem um aspecto feio e de má higiene.

Além de tudo, manchas escuras nos dentes remetem a um aspecto de envelhecimento e não é o desejo de ninguém.

Espero ter contribuído com suas dúvidas. Então, não custa nada compartilhar!

Horário de atendimento da Clínica Odontológica Dra. Mônica Savariz | CRO SC 759

Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz  CRO SC 4758 | Cirurgiã Dentista

Segunda a sexta das 8h às 22h | sábado das 8h às 19h.

WhatsApp: https://bit.ly/2Ly9SAR



Voltar

Comentários

Indicações da Dra. Mônica

Essekabe - Desenvolvimento Profissional Odonto Clínica Mônica Digital Face