Mau Hálito, você sabe o que causa?

O mau hálito (halitose) é um sinal de que algo está errado.

Geralmente, é resultado de poucos cuidados com a saúde bucal ou surge de problemas respiratórios. Podemos identificar alguns sinais de que estamos com halitose, com a sensação da boca estar seca, língua com aspecto esbranquiçado, entre outros.

Veja quais são os principais agentes que causam o mau hálito:

• ALIMENTAÇÃO: consumir alimentos sem higienizar os dentes posteriormente potencializa o surgimento e a multiplicação de bactérias que se aproveitam da decomposição de determinadas moléculas na boca para se alimentarem, o que resulta em odores desagradáveis.
  • CÁRIES: além de serem dolorosas, elas também são grandes causadoras do mau hálito. Isso ocorre, pois, as bactérias presentes na região bucal transformam restos alimentares e açúcar em ácidos que causam a cárie, gerando o cheiro ruim.
  • AMIGDALITE: A inflamação nas amígdalas também causa o mau hálito, pois nessa região ocorre o acúmulo de bactérias.

Mas afinal, como podemos evitar a halitose, principalmente nas crianças?

O principal método para evitar o mau hálito é realizando uma correta higiene bucal, por isso é importante que seu filho(a) escove os dentes regularmente, passe o fio dental e também higienize bem a língua!

Vale lembrar que, até os 6 anos, é aconselhável que as crianças tenham seus dentes escovados pelos pais, ainda que seja muito importante que os pequenos sejam incentivados desde cedo a cuidarem da sua saúde bucal.

Outro ponto vital, é a importância de realizar consultas periódicas ao odontopediatra, aconselha-se procurar um dentista a cada seis meses para que a boca de seu filho(a) seja monitorada por um profissional qualificado.

Se ficou com alguma dúvida deixe seu comentário. Ajude outras pessoas compartilhando essas informações!

Beijos e sorrisos.

Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz CRO SC 4758 | Cirurgiã Dentista
Horário de atendimento da Clínica:
Segunda a sexta das 8h às 22h | sábado das 8h às 19h.
Rua da Praça, 241, Ed. Office Green (sala 612), Passeio Pedra Branca - Palhoça/SC