Fale com a Dra. Mônica ou
Clique aqui para agendar sua consulta

Mitos sobre a saúde bucal: você já ouviu falar sobre essas 5 situações?

Alguém, em algum  momento, iniciou certos comentários sobre a saúde bucal que até hoje impactam muitas pessoas.  Por isso resolvi fazer este post, para desmistificar alguns mitos que podem estar influenciando na sua saúde. 

Depois de obter as informações a seguir, não há mais desculpa para melhorar a sua saúde bucal. Vamos lá? 

 

1) Ir ao dentista apenas quando sentir dor

Esse é um mito clássico. A visita ao dentista não deve ser feita só em caso de emergência. — Isso chamamos de emergência ou urgência —. O recomendado é frequentar o consultório do profissional sempre, de acordo com a evolução de cada paciente. 

O Dentista vai realizar uma consulta, juntamente com a profilaxia, aplicação de flúor — se necessário —, um exame clínico criterioso em toda a sua boca e partes adjacentes, que é de dever do dentista examinar e assim conduzir esse paciente. 

Em muitas dessas consultas conseguimos diagnosticar precocemente até mesmo o câncer de boca ou em outro órgão que tem como reflexo doenças secundárias na boca.

Lembre-se que a prevenção é de menor custo para você e sua família. Mais barato que emergências, além de evitar o sofrimento com dores de dente.

 

2) Tenho que extrair todos os sisos

Quando os dentes do siso, — os terceiros molares —, não causam dor, desconfortos ou não comprometem a arcada dentária e os dentes vizinhos, não há necessidade de extração. É possível conviver com eles durante toda vida. Quem vai avaliar a possibilidade de manter ou não é o seu dentista.

 

3) Escovar os dentes 2x ao dia basta

Nem todas as pessoas compreendem a importância de fazer a higienização bucal de forma correta. 

Como regra geral, a limpeza deve ser feita sempre após às refeições. Fazendo isso vai  desorganizar às bactérias da superfície do dente. 

Comer algo e permanecer com restos alimentares na boca não é o correto. Sem contar que pode ficar com resquícios entre seus dentes e aparecer quando sorrir. 

 

4) Quanto mais creme dental melhor

Esse é outro grande mito. A quantidade de creme dental varia conforme cada fase da vida, por exemplo, às crianças devem usar a quantidade correspondente a meio grão de arroz em cada escovação; os adolescentes o equivalente a um grão de arroz e os jovens/adultos referente a um grão de ervilha. 

O Dentista deve orientá-lo. Não se deixe enganar com propagandas MENTIROSAS sobre os efeitos do creme dental e sua quantidade.

Além desses fatores, o creme precisa conter acima de 1000 ppm flúor ( você encontra essa informação nas letras miúdas da caixa). 

 

5) Todo tratamento ortodôntico dura muitos anos

Pensando nessa informação equivocada, muitas pessoas deixam de colocar aparelho. O receio de ficar anos com o sorriso metálico, que inclusive hoje há outros modelos, mas enfim, gera uma preocupação e a colocação é procrastinada. 

A duração do tratamento não é igual para todos. Há vários fatores que influenciam, então não deve temer. 

Se está insatisfeito com o seu sorriso, agende uma consulta com seu dentista e tire a prova. 

Agora que foi desmistificado esses itens que tal se mexer? Sua saúde vale muito mais que qualquer bem material que possa adquirir.
Invista em prevenção e saúde. Compartilhe com seus amigos e familiares essas informações. Vá ao dentista!

Horário de atendimento da Clínica Odontológica Dra. Mônica Savariz | CRO SC 759
Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz  CRO SC 4758 | Cirurgiã Dentista
Segunda a sexta das 8h às 22h | Sábado das 8h às 19h.
Whatsapp: https://bit.ly/2Ly9SAR 

Voltar

Comentários

Indicações da Dra. Mônica

Essekabe - Desenvolvimento Profissional Odonto Clínica Mônica Digital Face