Fale com a Dra. Mônica ou
Clique aqui para agendar sua consulta

Não existe limite de idade para Aparelhos Ortodônticos

 É cada vez mais comum se deparar com adultos utilizando aparelhos ortodôntico
 Com as novas tecnologias e aparelhos menos visíveis, o caminho pelo sorriso perfeito se torna muito mais curto. Dependendo do caso, em poucos meses já se atinge o resultado desejado. Confira nossas dicas e descubra o aparelho ideal para o problemas. 
   
Com as novas tecnologias e aparelhos menos visíveis, o caminho pelo sorriso perfeito se torna muito mais curto. Dependendo do caso, em poucos meses já se atinge o resultado desejado. Confira nossas dicas e descubra o aparelho ideal para o problema.
 A procura da estética no sorriso é o principal fator pelo qual os adultos buscam o tratamento ortodôntico. Acredito que o uso de aparelho demonstra cuidado consigo próprio. São conceitos de atualidade que parecem moda. Existem pessoas que mesmo sem necessidade evidente, querem colocar aparelho. Por outro lado, muitas pessoas que precisam fazer o uso têm receio se, de fato, o tratamento irá funcionar depois de adulto. O resultado nos adultos também é satisfatório. O tratamento para correção de posicionamento dos dentes serve para qualquer idade. Outra dúvida comum entre os pacientes é se seus dentes conseguirão se movimentar igualmente como de um paciente mais jovem.       Os dentes dos adultos se movimentam como de uma criança, porém a força que deve ser exercida no aparelho precisa ser mais controlada para evitar dores e reabsorção das raízes, já que o paciente adulto não possui o mesmo metabolismo de uma criança. Uma grande desvantagem dos pacientes adultos é que não podemos contar com o crescimento. Pacientes que apresentam uma discrepância muito grande do tamanho da maxila e da mandíbula, ou que apresenta arcos dentários muito estreitos, não podem ser corrigidos somente com o uso de aparelhos ortodônticos. Muitas vezes temos que utilizar procedimentos cirúrgicos ou extrações dentárias para atingir o objetivo desejado.
 
Dê tempo ao tempo       O prazo de uso dos aparelhos ortodônticos caiu bastante em vista de alguns anos atrás. Hoje em dia, com materiais modernos, o tratamento dura, em média, dois anos. O tempo de tratamento é variável, conforme a complexidade de cada caso e de fatores comportamentais: se o paciente é assíduo às consultas ou não; se é dedicado às orientações ao uso de elásticos; se há necessidade de cirurgia ou a fazer sessões de fonoaudiologia, enfim, fatores que podem determinar o tempo de tratamento. Vale lembrar que após a finalização do tratamento ortodôntico é necessária a inserção de aparelho de contenção fixa ou removível, por períodos variáveis e controlados para acompanhar o pós-tratamento. Mesmo com a correção perfeita, os dentes podem entortar por conta da respiração bucal, tipo de face, posição do lábio, da língua, força muscular e relação entre os ossos da face. Por isso o tratamento de correção dentária é sempre realizado não só pelo ortodontista, mas em conjunto com outros profissionais, como: fonoaudiólogo, otorrinolaringologista, dentre outros. Assim, o resultado será bom, com um pós-tratamento estável.Texto: Andressa D’Amato no Blog do Dr Querido
Postado por Drª Mônica Savariz
 
 
 
  • Não existe limite de idade para Aparelhos Ortodônticos
    Imprimir
  • Não existe limite de idade para Aparelhos Ortodônticos
    Imprimir
Voltar

Comentários

Indicações da Dra. Mônica

Essekabe - Desenvolvimento Profissional Odonto Clínica Mônica Digital Face