O que é um ABSCESSO DENTÁRIO?

"No caso emblemático de Ricardo Bueno, ex-Dominó, a bactéria caiu no sangue via o pus do abscesso dentário, levando à sepse. Abscessos dentários são normalmente causados por conta do crescimento anômalo dos dentes (comum no caso do dente do siso, que provoca acúmulo de sujeira e, consequentemente, de bactérias). Outra porta de entrada de bactérias são as cáries. Por isso, a importância de higienizar corretamente os dentes e de também fazer a manutenção preventiva, indo ao dentista a cada seis meses". UOL

O ABSCESSO DENTÁRIO é o acúmulo de pus devido a uma infecção bacteriana. Geralmente um volume aumentado é percebido no local e pode causar dor.

Há três tipos de abscesso dentário:

- Abscesso pericoronário: quando o dente está nascendo e a gengiva ainda está cobrindo parte dele. Se a região for contaminada pode surgir um abscesso;

- Abscesso periodontal: quando a infecção ocorre nas gengivas junto à raiz de um dente. É causado pelo acúmulo de placa bacteriana que se transformou em tártaro;

- Abscesso periapical: ocorre na ponta da raiz dentária, geralmente provocado por uma cárie não tratada ou uma infiltração bacteriana.

Quais são os sintomas?

- dor de dente;

- vermelhidão na área afetada;

- sensibilidade ao toque;

- drenagem de pus;

- dificuldade de abrir a boca ou mastigar;

- gânglios do pescoço inchados;

- dente escurecido.

Se notar um aumento de volume próximo aos dentes ou bochechas/pescoço, é fundamental procurar seu dentista, pois um abscesso mal tratado pode causar infecções mais graves e até levar à morte.

Fazer visitas periódicas ao dentista é muito importante para que o profissional possa detectar as lesões causadoras de abscessos antes que estes se formem.

Como retirar um abscesso dentário?

O que se faz é drenar o pus do abscesso e tratar a raiz que está com problema, seja por meio de raspagem para remover o cálculo, tratamento de canal ou mesmo remoção do dente infeccionado.

Além disso, medicamentos como antibióticos ou anti-inflamatórios podem ser necessários, mas só devem ser utilizados a partir da recomendação do profissional, já que tomá-los sem acompanhamento pode piorar a situação.

Como prevenir um abscesso dentário?

Mantenha sua saúde bucal em dia evitando infecções com alguns cuidados:

- escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia;

- usar fio dental pelo menos antes de dormir;

- trocar com frequência a escova dental;

- evitar alimentos ricos em açúcar;

- fazer visitas periódicas ao dentista.

Observação: Há de se considerar o estado geral do paciente, sua história pregressa, exames complementares e anamnese rigorosa a fim de detectar alguma possível causa sistêmica.

Se ficou com alguma dúvida deixe seu comentário. Ajude outras pessoas compartilhando essas informações!

Beijos e sorrisos.

Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz CRO SC 4758 | Cirurgiã Dentista
Horário de atendimento da Clínica:
Segunda a sexta das 8h às 22h | sábado das 8h às 19h.
Rua da Praça, 241, Ed. Office Green (sala 612), Passeio Pedra Branca - Palhoça/SC