Fale com a Dra. Mônica ou
Clique aqui para agendar sua consulta

O que o dentista precisa saber para montar seu primeiro consultório

Para montar um consultório odontológico é necessário muito mais que ser formado em Odontologia, — o princípio básico engloba planejamento, investimento, exigências legais, uma excelente pesquisa sobre a cidade, o local que pensa se instalar, o número de dentistas que atuam nas proximidades, bem como suas especialidades, gerenciamento, equipamentos, divulgação, tem que saber sobre administração, gestão e a lista aumenta. 

Então, pensou que era fácil? Era só se formar, ter uma verba e logo montaria o seu consultório?  Continua a leitura que vou te mostrar muito mais. 

Logo depois, tem que pensar nos serviços que pretende ofertar, se vão ser tratamentos gerais, atendimento especializado, planeja atender particular ou por convênio. 

Com tudo isso já no papel, agora vamos para as exigências legais. 

Para ter autorização de funcionamento, o consultório precisar atender há algumas exigências jurídicas e sanitárias. — Aqui sugiro contratar um contador.

Entre as exigências estão: registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO) do Estado, inscrição na Junta Comercial e na prefeitura, CNPJ, alvará de funcionamento do consultório, licença sanitária, registro no Corpo de Bombeiros e cadastro na Caixa Econômica Federal para recolhimento de INSS e FGTS.

Ainda é necessário ter um plano de gerenciamento de resíduos, já que os serviços odontológicos geram resíduos que trazem riscos à saúde pública. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece regras para a estruturação de clínicas e consultórios odontológicos. Você confere aqui

Com relação a contratação de funcionários, vai depender do porte do consultório. Por exemplo, se for um espaço pequeno pode ter uma recepcionista, o dentista, um auxiliar odontológico — de preferência uma técnica em saúde bucal — e auxiliar de serviços gerais, pois a parte de higienização não deve agregar às suas atividades. — Pensando que o protético tem a sua empresa e é pago por serviço prestado. Ah, detalhe, ainda precisa saber recrutar, selecionar e treinar pessoas. 

Algo muito importante são os equipamentos, você precisa fazer uma lista com relação a especialidade que vai atuar, mas os itens básicos são:
- Conjunto odontológico (cadeira, pedal multifuncional, mesa equipo, unidade auxiliar, refletor halógeno, fisiomocho e micromotor);
- Aparelho de radiografia;
- Negatoscópio;
- Aparelho de profilaxia;
- Fotopolimerizador;
- Compressor;
- Autoclave.

Sobre fornecedores e estoque, é fundamental trabalhar com empresas de confiança e que respeitam o prazo de entrega. Já o estoque pode ter um volume baixo, mas sem afetar o capital de giro e ainda ter vendas. 

O atendimento deve ser impecável, sim, ele é um dos responsáveis pelo sucesso do empreendimento. E para facilitar a atualização de prontuários, o ideal é adquirir um software odontológico

Acha que acabou? Não! Agora vem a parte da divulgação, que precisa ser eficiente, — apenas a indicação de pacientes não é o suficiente. Contrate, se puder, um profissional de marketing para ajudar nesse processo, mas caso o orçamento não seja viável no momento, precisará encontrar um tempinho para ler e aprender o básico sobre marketing odontológico. 

Obs: Só monte seu consultório se você pode dar conta de tudo isso! — Comece pequeno e direcione para crescer—. Mas lembre-se que além do investimento, ainda deve ter um capital de giro disponível para quaisquer eventualidades e um network mínimo para iniciar. 

E aí? Vai encarar o desafio? Montar seu consultório é uma das maneiras de começar ou seguir. Existem outras. A escolha é sua!

Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz  CRO SC 4758 | Cirurgiã Dentista
Clínica Odontológica Dra. Mônica Savariz | CRO SC 759

Voltar

Comentários

Indicações da Dra. Mônica

Essekabe - Desenvolvimento Profissional Odonto Clínica Mônica Digital Face