Fale com a Dra. Mônica ou
Clique aqui para agendar sua consulta

O que você precisa saber sobre Bichectomia

“A bichectomia entrou na moda por causa das celebridades. Como consequência, houve uma banalização de seu uso”, afirma Níveo Steffen, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. 

Esse procedimento envolve riscos e indicações específicas, por isso não é qualquer um que pode fazer. 

Pessoas que têm a gordura de Bichat projetada para a frente e que possuem um rosto bastante ovalado, seriam eventuais candidatos, e mesmo assim, há a necessidade de uma avaliação profissional. 

 

O que é bichectomia

A bichectomia é um procedimento cirúrgico de retirada total ou parcial de duas bolsas de gordura presentes em cada lado da boca, chamadas “bola de Bichat”. 

Elas estão presentes no corpo, independente se a pessoa está acima do peso ou não. Essa remoção faz com que as bochechas fiquem menores, evitando que o paciente morda constantemente a mucosa jugal, e ainda, reduz o volume da parte inferior do rosto resultando em uma aparência de rosto mais fino e alongado. 

Normalmente é realizada em ambiente ambulatorial, sob anestesia local, sem maiores intercorrências.

 

Pós-operatório

O paciente vai sentir algum desconforto após a anestesia passar, o edema, que é a maior causa de dor, costuma ser semelhante ao que ocorre com a retirada de dentes, — siso principalmente — e começa a diminuir após 72 horas.

Um incômodo leve pode persistir após o terceiro dia, mas a pessoa não deve esperar até que a dor esteja forte para tomar a medicação, pois pode ser mais difícil de controlar. 

Com relação a medicação analgésica, é possível que provoque náusea ou vômitos. Por isso, é fundamental que a pessoa se alimente antes de tomar o analgésico. — A alimentação deve ser líquida/pastosa, fria/gelada.

A dor forte ou aumentada após o quinto dia é sinal de infecção ou outro problema com a cicatrização, se isso ocorrer, é preciso entrar em contato com o profissional. 

Após 2 ou 3 dias, as atividades sociais e trabalho podem ser retomadas, — sendo que após uma semana, as atividades físicas moderadas podem ser realizadas. Já os esforços exagerados, nos primeiros dias, podem causar sangramento e desconforto.

Algumas informações importantes:

  • não ingerir bebidas alcoólicas enquanto estiver usando medicação;
  • os pontos serão reabsorvidos ou removidos após 7 a 15 dias;
  • uma vez retirada a bola de gordura de Bichat, não há mais volta, então é preciso ter certeza do procedimento;
  • o diagnóstico é específico para cada paciente, então é fundamental procurar um profissional experiente e apto para realizar o procedimento.  

Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário. Compartilhe este post, assim poderá ajudar outras pessoas com essas informações.

Confira o post que preparamos sobre 4 critérios na hora de escolher um dentista.

Dra. Bethyela Müller 
Cirurgiã BucoMaxiloFacial | CRO SC 9645

Unidade Pedra Branca
Rua da Praça, 241 Ed. Office Green sala 612 Pedra Branca - Palhoça
Telefone: 48 3283-0354 | WhatsApp neste link https://bit.ly/2Ly9SAR

Unidade São Lucas 
Av. Rio Branco, 461 Sala 11 Centro Palhoça (anexo à Policlínica São Lucas)
Telefones: 48 3242-9420, 48 30335101 | WhatsApp neste link http://bit.ly/30wyzlM
Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz | CRO SC 4758

Voltar

Comentários

Indicações da Dra. Mônica

Essekabe - Desenvolvimento Profissional Odonto Clínica Mônica Digital Face