Fale com a Dra. Mônica ou
Clique aqui para agendar sua consulta

O uso de Computador e Smartphone pode afetar a saúde bucal de crianças e adolescentes?

Com a chegada da tecnologia, facilitou o contato entre as pessoas, trouxe praticidade, interatividade, estimulou a busca pelo conhecimento, criou um canal de comunicação facilitado entre alunos e professores, melhorou atendimento, a gestão das empresas são mais eficientes, reduziu erros, diminuiu retrabalhos, gerou inovação, enfim… uma infinidade de outras situações. 

Na atualidade, é quase impossível imaginar as pessoas livres de recursos tecnológicos. Entretanto, ela não é vista somente com um lado positivo, pois junto vieram preocupações. Vou falar de algumas, referente à saúde bucal

É comum a criança ou adolescente utilizar as mídias digitais para jogar, se relacionar com os colegas, assistir videos, estudar e, durante tais atividades, comer doce, "beliscar" algo o tempo todo, ingerir refrigerante ou suco de caixinha, entre outros.

Sem contar que é mais difícil  interromper a brincadeira para escovar os dentes. Então, mesmo que de forma indireta, a tecnologia acaba contribuindo no aumento de ocorrência de cárie

Dessa forma, é fundamental manter o horário das principais refeições, bem como do lanche da manhã e da tarde, e neste momento não deve-se utilizar as tecnologias. 

 

Tecnologia X saúde bucal 

A tecnologia pode ajudar crianças e adolescentes na manutenção da saúde bucal. 

Há vários aplicativos relacionados aos cuidados odontológicos, onde o principal objetivo é ensinar. Muitos apps são em formatos de jogos, outros como guias, manuais e revistas. 

Então, para esse fim, os pais podem incentivar seus filhos no uso da tecnologia, já às crianças maiores e adolescentes podem utilizar esses aplicativos para ajudar, inclusive, a lembrar de escovar os dentes, passar fio dental, comer de forma mais saudável, entre outras. 

Quero aproveitar para dizer que os jovens também precisam estar atentos.  Uma pesquisa realizada pela Oral Health Foundation, com 1,5 mil jovens de 18 anos, descobriu que aqueles que passam mais tempo no computador são mais propensos a negligenciar a saúde bucal. 

Lembre-se que os hábitos desenvolvidos durante a adolescência geralmente continuam na idade adulta.

Neste link, http://www.odontoclinicamonica.com.br/infantil você encontra uma área destinada aos pequenos, com brincadeiras e jogos, cujo objetivo é ensinar de uma mandeira mais divertida. 

Confira o post que preparei sobre 4 critérios na hora de escolher um dentista

Clínica Odontológica Dra. Mônica Savariz | CRO SC 759
Segunda a sexta das 8h às 22h | Sábado das 8h às 19h. 
Whatsapp: https://bit.ly/2Ly9SAR 48 99164-7898
R. da Praça, 241 - Passeio Pedra Branca - Ed. Office Green (sala 612) - Palhoça/SC.
Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz  CRO SC 4758 | Cirurgiã Dentista

Voltar

Comentários

Indicações da Dra. Mônica

Essekabe - Desenvolvimento Profissional Odonto Clínica Mônica Digital Face