PERDER DENTES É COISA DO PASSADO!

impressao_capa_2zz

Como e por qual razão perdem-se os dentes?

As 2 principais causas da perda dos dentes são: A CÁRIE e O TÁRTARO. A CÁRIE inicia-se após 24 horas sem higienizar qualquer parte do dente. Há uma formação de uma colônia de bactérias chamada placa bacteriana. Essas bactérias produzem um ácido que corrói a camada superficial do dente – o esmalte – que é o tecido mais duro do corpo, sendo até mais duro que o osso, então passa a corroer a dentina, até chegar na polpa (nervo).  Mas o que acontece se deixar a cárie “crescer”?   Essa é a evolução da cárie: (observar na figura acima) 1. cárie somente no esmalte: ainda não dói, e é só fazer uma restauração; 2. cárie no esmalte e dentina: o dente dói, mas é só fazer uma restauração; 3. cárie chega na polpa (nervo): o dente dói muito, incha e infecciona. Tem que tratar o canal do dente (limpar o nervo), fazer uma restauração ou até uma coroa. Se não tratar logo a necessidade de extrair o dente. Outro mal que essas bactérias causam é o TÁRTARO. Quando a placa bacteriana fica no dente por mais tempo sem ser removida, ela acaba se calcificando formando “pedras” aderidas aos dentes. Essas “pedras” é o que chamamos detártaro. E se deixar o tártaro nos dentes? Se deixar ele destrói todo osso que segura o dente, deixando-o com mobilidade, e com o passar de pouco tempo, o dente fica preso somente na gengiva, então acaba "caindo", como os dentes de leite. O osso destruído não volta mais!

Visite o dentista ao menos a cada 6 meses, pois você pode estar com qualquer um desses problemas que se tratados no início, a chance de sucesso é bem grande.

fonte: odontologia tolentino