Podemos viver LIVRE das cáries. Saiba como.

Muitas pessoas acham que a cárie está relacionada apenas com as crianças, contudo, quero que saiba que a cárie pode atingir às pessoas em várias fases da vida.

Ela não é considerada transmissível, ou seja, não passa através da saliva ou de pai para filho. A cárie surge pelo consumo excessivo de alimentos com sacarose (açúcar) junto com uma higienização bucal inadequada.

No caso das crianças, ela evolui muito rápido, dessa forma torna-se necessário redobrar a atenção. — Ressalvo que não é normal os pequenos perderem um dente de leite por causa de cárie, esse dente deve estar saudável para manter o espaço do dente permanente.

Todavia, podemos SIM viver LIVRE das cáries. Sabe como? Veja algumas dicas:

1) foco na alimentação

Agora que você já sabe que um dos motivos do aparecimento da cárie é o consumo excessivo de açúcar, avaliar sua alimentação é uma ótima alternativa para cortar esse mal pela raiz. Afinal, vai fazer bem para o corpo por inteiro.

Desse modo, que tal experimentar alimentos mais fibrosos ao invés dos doces? Mas quando abordamos sobre alimentação o ideal é procurar um nutricionista, é claro.

2) horários certos para doces

Se você é uma formiguinha e não quer eliminar o açúcar da sua dieta, o melhor caminho é o controle. Assim, procurar consumir em horários específicos, por exemplo após às principais refeições e realizar a higiene bucal depois da ingestão é mais indicado.

3) higienização completa e correta

É preciso fazer a higiene bucal, principalmente depois das principais refeições, além de incluir o uso do creme dental fluoretado de acordo com a prescrição de seu dentista, e ainda, o fio dental, — pois ele é a única maneira de realizar uma limpeza onde a escova dental não consegue limpar. Portanto seu uso é necessário, nem que seja 1 vez à noite antes de dormir.

4) tomar água com frequência

Acredite, beber água pode ajudar a manter a cárie longe dos dentes, já que o líquido auxilia na produção de saliva — que protege a boca evitando a entrada de bactérias, lubrifica os dentes, as gengivas e os alimentos para facilitar a mastigação, gustação e deglutição.

5) visita ao dentista

Mesmo que você siga criteriosamente essa lista, ainda assim, é preciso ir ao seu dentista, pois o profissional vai ajudar a manter a sua saúde bucal em dia evitando doenças bucais.

Lembre-se: para a cárie existir precisa ter um dente, bactérias, ingestão de açúcar e má higiene. O que você prefere, "cortar" para se ver livre da cárie? Reflita sobre isso.

Por que você pensa que filhos de dentistas não tem cárie? Acha que não comem açúcar? Não usam flúor? Escovam os dentes o dia inteiro?
A dica é você remover bactérias, ou seja, a placa branca que surge no dente após se alimentar.

Eu, por exemplo, tive cárie até estudar sobre isso e depois que me formei, aos 23 anos, nunca mais tive.
O grande vilão é sim o açúcar, porém somos nós que o controlamos, ou seja, que optamos por ter ou não cáries. São os pais também que decidem se seus filhos serão cárie zero. — Converse com seu dentista sobre isso, ele deve orientar sua família.

Lembre-se da regra: doce, dente, placa bacteriana e tempo curto de ingestão de açúcar, com certeza resultarão em cárie. Você vai entender melhor em uma consulta.

Aqui na clínica estamos tomando todas as medidas para proporcionar segurança no seu atendimento. Mas antes de sair de casa veja algumas recomendações ao chegar na clínica.

Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz  CRO SC 4758 | Cirurgiã Dentista
Clínica Odontológica Dra. Mônica Savariz | CRO SC 759