Fale com a Dra. Mônica ou
Clique aqui para agendar sua consulta

Quando devo remover meu siso?

Se você ainda tem os sisos em boca, provavelmente já se fez essa pergunta. Então, vamos colocar algumas situações que podem te ajudar a entender se você deve ou não remover os sisos.

O dentista, com uma radiografia específica, irá verificar essas situações:

1) Doença periodontal: Os dentes que ainda estão dentro do osso, podem estar prejudicando os dentes vizinhos, dificultando a limpeza e acarretando em um nicho de bactéria, formando assim uma bolsa periodontal, que além de poder danificar o dente ao lado pode causar inchaço e muita dor.

2) Cárie dentária: A presença de um dente incluso ou semi-incluso, pode dificultar a higiene e assim causar cárie, podendo acometer o dente ao lado que muitas vezes pode ser de difícil tratamento e então ser condenado a extração também, assim como o próprio siso, sendo então indicado a extração para evitar dor.

3) Pericoronarite: Sabe aquela sensação de gengiva crescida em volta do siso? Então, chamamos pericoronarite quando os tecidos que envolvem o sisos inflamam  causando muita dor, mau hálito e até trismo. O paciente normalmente vai  tomar antibióticos para amenizar a infecção e assim remover o dente envolvido, pois as chances de recidiva ( retorno da infecção), são grandes.

4) Cistos e tumores:  A presença de dentes dentro do osso, representa um risco maior de desenvolvimento de tumores e cistos, então caso não haja a remoção, o paciente deve estar ciente de que deve fazer o acompanhamento radiográfico.

5) Reabsorção Radicular: Ela pode ocorrer devido ao siso provocar uma pressão no dente ao lado, o tratamento pode variar desde a extração do dente incluso, com tratamento endodôntico ou não do dente erupcionado.

6) Fratura de mandíbula: A presença de um dente incluso torna a região mais suscetível à fratura, devido a menor quantidade de osso na região, a remoção preventiva do dente, leva a formação de osso no local, o que aumenta a resistência da mandíbula a fraturas.

Essas são algumas das situações em que seu dentista vai indicar a remoção dos  sisos.

O importante é ter em mente que essa cirurgia costuma ser tranquila e segura quando realizada por profissional experiente.

Se ficou com alguma dúvida deixe o seu comentário. Compartilhe este post, assim você pode ajudar outras pessoas. :) 

Confira o post sobre 4 critérios na hora de escolher um dentista

Dra. Bethyela Müller  
Cirurgiã BucoMaxiloFacial | CRO SC 9645  

Horário de atendimento da Clínica Odontológica Dra. Mônica Savariz | CRO SC 759
Segunda a sexta das 8h às 22h | Sábado das 8h às 19h.
Whatsapp:  https://bit.ly/2Ly9SAR 
R. da Praça, 241 - Passeio Pedra Branca - Ed. Office Green (sala 612) - Palhoça/SC.
Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz  CRO SC 4758 | Cirurgiã Dentista

Voltar

Comentários

Indicações da Dra. Mônica

Essekabe - Desenvolvimento Profissional Odonto Clínica Mônica Digital Face