Fale com a Dra. Mônica ou
Clique aqui para agendar sua consulta

Sabia que a mastigação influencia na saúde bucal e na saúde geral?

Se pensa que a digestão começa no estômago, está enganado.
Na verdade o processo tem início na boca com a mastigação dos alimentos. — Já deve ter ouvido seus pais dizerem “mastigue devagar para triturar bem o alimento”, não é? Pois bem, eles estavam certos.

Se o alimento não for triturado de forma adequada pode sobrecarregar o estômago, você não absorve direito os nutrientes e acaba engolindo muito ar junto com a refeição. 

Além do mais, a mastigação NÃO deve ser feita de um lado só, e sim de ambos os lados, — pois cada dente tem uma função durante o processo. Os da frente cortam, os de trás trituram os alimentos, os do meio ajudam nos movimentos de mastigação. 

 

O tempo da mastigação 

Se alimentar rapidamente pode prejudicar a digestão e desestabilizar o corpo. Pois dessa forma não há tempo suficiente para "avisar" ao cérebro que alimentos estão sendo ingeridos, assim o organismo deixa de produzir algumas substâncias fundamentais nesse processo. E ainda pode machucar as mucosas da boca ou gengiva. — Então lembre-se que é necessário mastigar lentamente. 

 

Problemas bucais devido a mastigação errada

Além do tempo de mastigação também há uma maneira correta de mastigar, — seu dentista pode explicar bem certinho, mas de modo geral deve ser feita lentamente e utilizando ambos os lados da boca. 

 Caso o processo esteja sendo feito errado, por exemplo, quando há má oclusão, ou seja, a arcada dentária superior pode estar muito para trás em comparação com a inferior, sendo assim a mastigação não é feita de forma normal. Nesta situação pode haver dor na boca, retração na gengiva, quebra de dente, morder a bochecha com frequência além de dores na ATM

Sei que a vida é bem corrida e vivemos com pressa, mas comece a perceber como está o seu processo de mastigação, se reeduque para fazer da forma correta, isso só vai trazer benefícios para a sua saúde bucal e geral. 

Faça uma visita ao seu dentista e peça para que ele avalie a sua arcada dentária para ver se há mordida cruzada ou aberta. Caso sim, ele vai te orientar sobre os tratamentos. 

 

Horário de atendimento da Clínica Odontológica Dra. Mônica Savariz | CRO SC 759
Segunda a sexta das 8h às 22h | Sábado das 8h às 19h.
Whatsapp: https://bit.ly/2Ly9SAR
Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz  CRO SC 4758 | Cirurgiã Dentista

 

 

Voltar

Comentários

  • Eduardo

    Muito bom este post. Parabéns!!!

Indicações da Dra. Mônica

Essekabe - Desenvolvimento Profissional Odonto Clínica Mônica Digital Face