Saúde Bucal dos Idosos: você deseja ter autoestima elevada, segurança e sorrir sem medo?

As preocupações com a saúde bucal não se restringem apenas na infância e vida adulta, mas na terceira idade também. — Nessa fase, o sistema imunológico é mais sensível, justamente por isso é necessário ter atenção redobrada.

Você já deve ter escutado que é “normal” quando envelhecemos ter perda dentária, que isso é um processo natural da vida. Entretanto, não é verdade. O que realmente procede é que os cuidados com a saúde bucal devem ser para toda vida. — Garantindo um lindo sorriso e mantendo a saúde em dia.

Cuidados com os dentes

Uma das maiores preocupações ao chegar na terceira idade é a perda dentária, por isso tenho que frisar o quanto é importante escovar os dentes após as refeições, utilizar um creme dental com 1450 ppm flúor ( essa informação você encontra na caixinha), usar o fio dental — principalmente antes de dormir e enxaguante bucal — se o seu dentista lhe recomendar.

Para facilitar o processo pode dividir a cavidade bucal em quatro partes e executar a limpeza por 1 minuto em cada parte, com movimentos de vai e vem, sem forçar a escova e lembrando que a língua também precisa ser limpa.

Além dos dentes e da língua, a gengiva, também merece uma atenção especial, já que a gengivite, — uma inflamação causada pela má higiene bucal no decorrer dos anos, má alimentação, doenças sistêmicas, estresse, fumo e uso de alguns medicamentos — pode afetar a região.

Desse modo, é fundamental caprichar no uso do fio dental para remover todos os restos alimentares que ficam presos nos locais onde a escova não alcança. — Detalhe, se a sua gengiva sangrar procure seu dentista URGENTE.

Higiene da sua prótese dentária

A prótese dentária é uma opção comum que tem o objetivo de repor a estrutura dentária tornando o sorriso mais atraente, elevando a autoestima, além de ajudar na mastigação e fonética.

Logo, esse acessório é importante para o público idoso e também precisa de cuidados. Só reforçando que nem todas as pessoas na terceira idade precisam utilizá-la.

Se a pessoa tem uma prótese fixa, parcial ou total o processo de higienização deve ser feita com uma escova macia, creme dental, fio dental e enxaguante, conforme já mencionei acima. Agora, se utilizar a prótese móvel, ela deve ser higienizada com sabão neutro e escova dura, depois enxaguar com água corrente.

Quero aproveitar e mencionar os problemas bucais mais comuns nessa fase da vida. Assim cada um já tem ciência e pode conversar com seu dentista sobre o assunto.

- retração gengival: neste caso é quando há exposição da raiz do dente, tornando-o mais sensível quando ingerido alimentos quentes e gelados;
- boca seca: ela é ocasionada pela diminuição da produção de saliva pelo organismo, que pode estar relacionada ao uso de certos medicamentos ou a presença de algumas doenças;
- cárie: surge pelo consumo excessivo de alimentos com sacarose (açúcar) junto com uma higienização bucal inadequada;
- gengivite: inflamação na gengiva causada pela presença de placa bacteriana, má alimentação, doenças sistêmicas, estresse, fumo e uso de alguns medicamentos.

Confira o post sobre prótese dentária e tire suas dúvidas.

“Rumo ao molar dos 100 anos”

Você deseja ter autoestima elevada, segurança e sorrir sem medo?

Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz | CRO SC 4758
Clínica Odontológica Dra. Mônica Savariz | CRO SC 759