Fale com a Dra. Mônica ou
Clique aqui para agendar sua consulta

Saúde bucal pós-pandemia: o que estamos presenciando.

Olá, como você está? Espero que esteja bem! :) 

Vim aqui compartilhar com você o que tenho presenciado na clínica e ouvido meus colegas dizer sobre como está à saúde bucal pós-pandemia. — Se é que podemos dizer "pós" nesse momento. 

Talvez consiga se identificar com alguma situação e possa procurar ajuda junto ao seu dentista.

Estamos passando por uma nova fase, onde a cada 14 dias tem novas medidas para a população seguir. Somos praticamente como "marionetes" seguindo o que nos é dito, para o nosso BEM é claro. 

Entretanto, tudo o que já foi enfrentado nos deixou algumas "marcas" relacionadas ao estresse e ansiedade, ainda mais com tantas incertezas. 

Pois bem, devido à ansiedade, estou presenciando vários casos de bruxismo — um distúrbio neuromuscular de apertamento e/ou ranger dos dentes, que pode ocorrer no sono ou na vigília (acordado). Como consequência desse apertamento excessivo também vejo casos de fraturas de dente. 

Confira o post que fala especificamente sobre coronavírus e bruxismo, no texto explica sobre as dores e algumas medidas simples que podem ajudar a combater a dor. 

Ainda relacionado ao bruxismo e ansiedade tenho visto vários pacientes com dores de ATM — uma das articulações mais complexas do corpo humano. Ela comanda todos os movimentos da mandíbula, — mastigar e falar.  Está localizada à frente do ouvido e liga o osso temporal à mandíbula. 

Além disso, por conta desse isolamento, as pessoas estão dentro de casa comendo com mais frequência e isso não seria um problema se fosse uma alimentação saudável, contudo, justamente por causa da ansiedade, os alimentos açucarados estão sendo consumidos de maneira frequente e muitas vezes a higiene bucal acaba passando despercebida. 

Já sabe a consequência de alimentos açucarados e uma má higiene não é? Pois então, a cárie está tomando conta. — E não estou me referindo apenas à saúde bucal das crianças, mas de muitos adultos também. 

Preparei um post com várias dicas para viver livre das cáries. Confira, vai ajudar. 

Outra doença recorrente é a gengivite, — que provoca o sangramento da gengiva. Fique alerta, pois é coisa séria e deve ser tratada como tal. Dessa forma, se a sua gengiva sangrar procure o dentista. Ele vai tratar a doença e você vai fazer a sua parte em casa conforme recomendações do profissional. 

Por fim, também tenho presenciado emergências odontológicas devido à acidentes domésticos como intrusão de dentes, extrusões, fraturas e outros acidentes principalmente com crianças.

Logo, essas são as situações que mais tenho observado nesse momento. Se identificou com alguma? Entre em contato com seu dentista o quanto antes para não se tornar mais grave. 

Aqui na clínica estamos tomando todas as medidas para proporcionar segurança no seu atendimento. Mas antes de sair de casa veja algumas recomendações ao chegar na clínica.

Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz  CRO SC 4758 | Cirurgiã Dentista
Clínica Odontológica Dra. Mônica Savariz | CRO SC 759

Voltar

Comentários

Indicações da Dra. Mônica

Essekabe - Desenvolvimento Profissional Odonto Clínica Mônica Digital Face