Fale com a Dra. Mônica ou
Clique aqui para agendar sua consulta

Traumatismo dentário: agora ficou mais fácil de entender

O traumatismo em dentes decíduos ou permanentes é um problema grave, considerado uma situação de emergência, — não apenas pelo problema em si, que pode variar de uma simples fratura em esmalte até a perda definitiva do dente, mas também por mexer com o emocional da criança e de seus acompanhantes. 

Em algumas situações, após o ocorrido, os dentes ficam com mobilidade moderada ou grave, até podem mudar de posição, se isso acontecer é preciso reposicioná-los por meio de uma contenção para estabilizar os dentes afetados, essa técnica se chama Splintagem. — Entretanto, a técnica só deve ser escolhida quando o atendimento inicial for realizado logo em seguida do trauma. 

O período da vida em que o trauma acontece com mais frequência é na infância e adolescência, épocas da vida com inúmeras descobertas, experiências e desafios, no entanto, embora menos comum, o traumatismo dentário também pode acontecer em jovens e adultos. 

Por falta de informação dos responsáveis, usualmente o atendimento acaba sendo feito em pronto-socorro ou em posto de saúde.

Porém, vale lembrar que o ideal é realizar o atendimento imediatamente após o ocorrido e por um cirurgião-dentista, — profissional especializado que vai tomar as medidas cabíveis de acordo com a gravidade da situação. 

 

O que fazer se o dente for arrancado por acidente?

  1. colocar o dente em recipiente com leite, soro fisiológico (água com sal) ou saliva. Se não for possível, usar apenas água;
  2. levar a pessoa ao cirurgião-dentista imediatamente;
  3. caso não consiga se deslocar até um cirurgião-dentista no ato, com cuidado, enxaguar o dente em água morna, — não tocar na raiz do dente — seguir as instruções:
    a) dente permanente: encaixar o dente com muito cuidado no local;
    b) dente de leite: não tente encaixar o dente de leite na gengiva. Ir ao cirurgião-dentista em até 30 minutos, se possível. 

Depois de ser atendido pelo dentista, é necessário ter alguns cuidados para que o tratamento tenha um resultado positivo. O primeiro é cuidar da alimentação, — precisa ser líquida ou pastosa. Além de remover o hábito de sucção ( chupeta, dedo e mamadeira) e não morder com os dentes traumatizados. 

Vale destacar a importância da higiene bucal, — nos primeiros dias pode ser feita com gaze embebida de clorexidina nos dentes traumatizados e normalmente com a escova nos demais dentes.

Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário. Compartilhe este post, assim pode ajudar outras pessoas com essas informações.

Confira o post que preparamos com muito carinho sobre 4 critérios na hora de escolher um dentista

Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz | CRO SC 4758
Unidade Pedra Branca
Rua da Praça, 241 Ed. Office Green sala 612 Pedra Branca - Palhoça
Telefone: 48 3283-0354 | WhatsApp neste link https://bit.ly/2Ly9SAR

Voltar

Comentários

Indicações da Dra. Mônica

Essekabe - Desenvolvimento Profissional Odonto Clínica Mônica Digital Face