Fale com a Dra. Mônica ou
Clique aqui para agendar sua consulta

Aparelho ortodôntico: confira quais são os riscos de abandonar o tratamento

Antes mesmo de instalar o aparelho ortodôntico, o dentista elabora um planejamento referente ao caso e determina um período aproximado de duração do tratamento. 

Esse período varia de caso para caso e ainda depende do comprometimento do paciente.

Um dos principais motivos para o atraso do tratamento é falta nas visitas de manutenção. Já que a visita mensal é muito importante para avaliar e dar andamento do tratamento, — fazendo o que é necessário para que o resultado seja obtido no período determinado pelo profissional.

Eventualmente, os profissionais são surpreendidos pelos pacientes com a notícia que terão que abandonar o tratamento. Os motivos mais corriqueiros são: questões financeiras e mudança de cidade. 

Contudo, preciso lembrar que ao abandonar o tratamento antes da data prevista é possível que alguns problemas estéticos e de mordida ainda não tenham sido solucionados. 

A seguir confira alguns dos problemas ocasionados pelo abandono do tratamento.


Movimentação dos dentes  

O aparelho ortodôntico, sem o monitoramento do profissional, pode movimentar os dentes para posições inadequadas, ou ainda, os dentes podem retomar a posição anterior, antes do tratamento. 

 

Escurecimento dos dentes

Com o abandono do tratamento, o aparelho fica por um período maior nos dentes, — podendo causar o escurecimento por conta do consumo de alimentos com forte pigmentação. 

Doenças bucais

Com os dentes “encavalados” e tortos aumenta o acúmulo de resíduos entre eles, e devido às posições dos dentes, a higienização bucal acaba sendo prejudicada, — resultando em problemas como cárie, placa bacteriana e gengivite.   

Cárie 

Com o abandono do tratamento o paciente não tem mais controle da sua saúde bucal, — além do aparelho reter placa bacteriana a higienização não é feita adequadamente e, como consequência, ocorre a proliferação de bactérias entre os bráquetes.

Gengivite 

Além do aparelho reter placa bacteriana, há uma certa dificuldade em usar o fio dental e fazer a escovação corretamente, então acontece o acúmulo de placa que acaba inflamando a gengiva, — causando a gengivite, e se mesma não for tratada pode evoluir para periodontite — que em seu estágio mais grave pode levar à perda do dente. 

Lembre-se, só o seu dentista pode informar qual o período de duração do tratamento. 

Mantenha em dia a sua saúde bucal e não abandone o tratamento. Logo o seu sorriso vai estar da maneira como sempre sonhou e vai perceber que valeu a pena. 

Horário de atendimento: Segunda a sexta das 8h às 22h | Sábado das 8h às 19h.
Whatsapp: https://bit.ly/2Ly9SAR  
R. da Praça, 241 - Passeio Pedra Branca - Ed. Office Green (sala 612) - Palhoça/SC.
Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz | CRO SC 4758

Voltar

Comentários

Indicações da Dra. Mônica

Essekabe - Desenvolvimento Profissional Odonto Clínica Mônica Digital Face