Fale com a Dra. Mônica ou
Clique aqui para agendar sua consulta

Estomatologia: Você sabe o que é?

A estomatologia tem como finalidade o diagnóstico, a prevenção, o prognóstico e o tratamento das doenças oriundas do complexo maxilo-mandibular, das manifestações bucais de doenças sistêmicas e das repercussões bucais do tratamento antineoplástico.

 

Na Odontopediatria, os diagnósticos estomatológicos mais comuns são:

 

- Gengivoestomatite Herpética Aguda: É uma doença infectocontagiosa causada pelo vírus herpes simples. As manifestações clínicas dessa doença incluem o surgimento de vesículas (bolhas), inicialmente na gengiva, estendendo-se posteriormente para a língua, garganta, palato e lábio. Ao se romperem, essas bolhas acabam formando úlceras (feridas).

 

- Herpes: É localizada com frequência nos lábios, e a infecção ocorre quando a criança já entrou em contato com o vírus da herpes simples. O contágio ocorre, principalmente, no momento do parto, quando a criança entra em contato com a lesão contaminada da mãe na região genital. O contágio também pode ocorrer  através do contato com lesões labiais dos adultos ou com a mama materna.

 

- Lesões Traumáticas: A mais comum é a lesão pós-anestesia. Por isso, é importante observar seu filho após o atendimento, para que ele não morda a região ou belisque. Outra atitude importante para evitar as lesões é não ingerir alimentos logo após o procedimento.

 

- Mucocele: É uma lesão benigna da mucosa oral, sendo mais comum em jovens. Encontrada geralmente no lábio inferior e abaixo da língua, associada a um trauma no local, principalmente por mordidas, causando alteração dos ductos das glândulas salivares menores, o que acaba gerando o extravasamento do muco.

 

Embora a estomatologia seja uma área de especialização, na Odontopediatria a estudamos e estamos aptos a identificar essas alterações, e caso seja necessário, encaminhar o paciente ao especialista.

 

Ao observar quaisquer alterações na cavidade oral do seu filho, leve-o para realizar um exame clínico o mais breve possível, pois quanto mais rápido o problema for identificado, melhor será o prognóstico (pós-tratamento).

 

Beijos e sorrisos.

 

Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz CRO SC 4758 | Cirurgiã Dentista

 

Horário de atendimento da Clínica:

 

Segunda a sexta das 8h às 22h | sábado das 8h às 19h.

 

Rua da Praça, 241, Ed. Office Green (sala 612), Passeio Pedra Branca - Palhoça/SC

 

 

WhatsApp: https://bit.ly/2Ly9SAR

Voltar

Comentários

Indicações da Dra. Mônica

Essekabe - Desenvolvimento Profissional Odonto Clínica Mônica Digital Face