Cor da língua X saúde bucal

Você costuma escovar a língua durante a higiene bucal?

Saiba que é fundamental realizar a escovação diária, já que os restos alimentares e a placa bacteriana ficam alojados nesta região, — sendo assim, acabam favorecendo o mau hálito, a cárie, periodontite e ainda, a proliferação de bactérias e fungos.

A língua saudável normalmente é rosada e limpa. Então, caso perceba alterações significativas, fique atento, pode representar algum problema. Dessa forma, o ideal é conversar com seu dentista. Afinal, é melhor prevenir do que remediar.

A língua tem uma fina camada de saburra — camada esbranquiçada. Mas, na maioria das vezes, um embranquecimento da língua pode ser normal, em alguns casos, a saburra pode ser causada pela diminuição na produção de saliva ou por má higiene bucal.

Já a língua branca precisa de mais atenção, — pois complicações em alguns órgãos do organismo podem dificultar a absorção natural de vitaminas, alterando a cor da língua.

Alguns dos casos são: doenças sistêmicas ( que afetam uma série de órgãos ou tecidos ou o corpo humano como um todo), doenças autoimunes ( que o sistema imunológico do corpo ataca células saudáveis), leucoplasia, candidíase oral, uso de medicamentos controlados e pacientes submetidos a radio e quimioterapia.

Contudo, indiferente dos casos, é preciso ter uma análise de um dentista, já que cada quadro tem a sua peculiaridade e, algumas vezes à alteração pode ser normal.

Para evitar situações como essas, o paciente precisa adotar a limpeza lingual à sua rotina de higiene da boca. — Fazer, pelo menos, uma escovação do dorso lingual diária.

Clínica Odontológica Dra. Mônica Savariz | CRO SC 759
R. da Praça, 241 - Passeio Pedra Branca - Ed. Office Green (sala 612) - Palhoça/SC.
Whatsapp:  https://bit.ly/2Ly9SAR
Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz  CRO SC 4758 | Cirurgiã Dentista