Fale com a Dra. Mônica ou
Clique aqui para agendar sua consulta

É normal passar o fio dental na criança e a gengiva sangrar?

Não, não é normal sangramento gengival durante o uso do fio dental, e na maioria dos casos é porque há uma inflamação!

A gengivite é uma doença bucal caracterizada por inflamação e sangramento das gengivas. Embora esta patologia esteja geralmente relacionada aos adultos, a verdade é que a gengivite também pode afetar crianças.

É uma doença que se origina da má higiene bucal, ineficiência na escovação e falta do uso de fio dental diariamente.

Como a doença é a mesma, os sintomas em crianças e adultos são semelhantes. A única diferença é que a falta de conhecimento das crianças faz com que elas não percebam esses sintomas. Portanto, os pais devem estar atentos a qualquer sinal de sangramento e inflamação nas gengivas de seus filhos. Os pais têm um papel fundamental tanto em ensinar aos filhos hábitos de higiene bucal e principalmente dar o exemplo! Lembrem-se que as crianças imitam os pais e seus rituais.

Devemos melhorar a rotina de escovação assim que percebermos os sintomas, é igualmente importante solicitar uma consulta com o odontopediatra. Dessa forma, o especialista poderá determinar qual é a forma mais adequada de tratar a gengivite: realizar uma boa profilaxia bucal, orientações de higiene bucal, técnica de escovação e uso do fio dental que melhor se adéquam a cada caso.

E sim, a gengivite se não tratada e controlada, pode se tornar uma doença crônica, uma das principais causas do tão temido mau hálito.

*Gengivite é coisa séria! Deve ser prevenida com o uso da escova e fio dental.

*Creme Dental não cura gengivite, nem em adultos, nem em crianças. Assim como o uso de enxaguantes bucal para esse fim e sem indicação do dentista, podem agravar o quadro. Fique sempre alerta!

 

Beijos e sorrisos.

 

Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz CRO SC 4758 | Cirurgiã Dentista

Horário de atendimento da Clínica:

Segunda a sexta das 8h às 22h | sábado das 8h às 19h.

Rua da Praça, 241, Ed. Office Green (sala 612), Passeio Pedra Branca - Palhoça/SC

 

WhatsApp: https://bit.ly/2Ly9SAR

Voltar

Comentários

Indicações da Dra. Mônica

Essekabe - Desenvolvimento Profissional Odonto Clínica Mônica Digital Face