Fale com a Dra. Mônica ou
Clique aqui para agendar sua consulta

Volta às aulas 2022 e dicas

Chegamos ao momento da volta às aulas, e primeiramente eu quero falar sobre o lanche:

A lancheira dos pequenos deve conter alimentos que sejam fontes de carboidratos (pães, biscoitos, etc.),  e que darão energia para a criança estudar, brincar e realizar todas as tarefas do dia a dia. Além disso, ela deve ter muitas frutinhas, sucos naturais e bastante água.

Incentivem seus filhos a terem uma alimentação mais saudável, começando em casa, nos hábitos alimentares de toda a família e consequentemente nos lanches para a escola.

Cito algumas dicas de alimentos para vocês prepararem, mas saliento que, se for possível, consulte um nutricionista para mais orientações, pois isso varia conforme o perfil de cada criança (idade, peso, atividades físicas, etc.).

 

1.  Bolo integral (feito com farinha integral ou farinha de aveia com oleaginosas como: castanha do Pará, castanha de caju, nozes pecan e chilena)  

2.  Barra de cereais + fruta + iogurte com granola e mel (acima de 1 ano de idade).

3.  Biscoito de polvilho + fruta + suco de laranja.

4.  mix de frutas secas (banana, uva-passa branca e preta, damasco, ameixa, cramberry).

5.  Biscoito de arroz com fruta + água de coco.

6.  Maçã, banana ou coco chips (os mais naturais possíveis, sem conservante ou corantes) + pão de queijo + suco natural.

7.  Cookies integrais + fruta + água de coco.

8.  Muffin zero açúcar + fruta + suco ou água de Coco.

Pessoal, são somente algumas ideias! O importante é que diariamente os pais devem mandar algum tipo de fruta, pois assim incentivam seus filhos a gostarem delas. Com isso, também não faltará nutrientes como vitaminas e minerais na dieta das crianças, o que evitará a a ação das bactérias e o acúmulo da placa bacteriana.

Evite mandar:

  • doces;
  • chocolates; 
  • " nescausinho";
  • bolachas recheadas;
  • iogurte artificial:
  • sucos com conservantes;
  • sucos de caixinha;  
  • embutidos com gorduras e sódio;

Caso resolva adoçar algum alimento ou bebida, prefira o açúcar mascavo, açúcar demerara ou açúcar de coco. Sugiro ainda assim, que dê preferência a água, apenas. Além de hidratar a criança ela fará uma limpeza na boca toda vez que ela beber.

Com relação aos hábitos saudáveis, lembro que tudo começa em casa! Com vocês pais! É isso mesmo! Vocês sabem que os filhos imitam vocês, certo? Então comecem dando o exemplo!

Em casa:

 

  • Escovar os dentes quando acorda pela manhã
  • Escovar os dentes após o almoço 
  • Passar o fio dental e realizar uma escovação vigorosa antes de dormir. 

 

Usar creme dental com flúor na quantidade orientada pelo odontopediatra. (Meio grão de arroz é suficiente para levar o flúor a superfície do dente, diminuindo a desmineralização do esmalte (cárie).

Quanto ao material que seu filho deverá levar à escola para higienização, consiste basicamente na escova e pasta de dente. Porém, muito cuidado! Seu filho deve entender que a pasta de dente é um medicamento, e que jamais deve ser engolido (para os pequenos, manter longe de seu alcance).

Lembrem-se que os menorzinhos não devem jamais escovar os dentes sozinhos. Essa escovação deve ser feita por um adulto, sempre!

Para os mais crescidinhos, que entendem melhor, podemos liberar que o façam, mas devem ser supervisionados sempre!

Os adolescentes já devem entender todos esses hábitos e sim, podem realizar sua própria escovação. Cabe aos pais nesta fase lembrá-los e cobrar que escovem os dentes e usem fio dental conforme orientado. 

Se você ficar com dúvidas, chame no direct do instagram da clínica @clinicaodontologica monicasavariz. Será um prazer ajudar você nesses quesitos básicos e fundamentais!

Sei que parece difícil. Mas garanto a você que quando seu filho tiver 15 anos e sorrir, rir, gargalhar para você com felicidade, saúde e um lindo  sorriso, você verá que tudo valeu a pena! 

Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz CRO SC 4758 | Cirurgiã Dentista
Horário de atendimento da Clínica:
Segunda a sexta das 8h às 22h | sábado das 8h às 19h.
Rua da Praça, 241, Ed. Office Green (sala 612), Passeio Pedra Branca - Palhoça/SC
WhatsApp: https://bit.ly/2Ly9SAR

Voltar

Comentários

Indicações da Dra. Mônica

Essekabe - Desenvolvimento Profissional Odonto Clínica Mônica Digital Face