Fale com a Dra. Mônica ou
Clique aqui para agendar sua consulta

Aleitamento materno: informações que todas as mamães precisam saber

O momento do aleitamento materno é importante para o desenvolvimento cognitivo, emocional e motor do bebê.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a amamentação melhora o QI, o desempenho e a frequência escolar, além de reduzir o risco de câncer de mama nas mães.

O leite materno tem tudo o que o bebê precisa até os 6 meses de idade, inclusive água.

 

Principais benefícios do leite materno

- protege a criança contra diarreias, infecções respiratórias e alergias;
- reduz em 13% a mortalidade em crianças menores de 5 anos;
- reduz risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

Cada bebê tem seu próprio ritmo de mamar, — que deve ser respeitado. Deixe-o mamar até que fique satisfeito, então espere que esvazie bem a mama e depois ofereça a outra, se ele quiser.

Nos primeiros meses, o bebê ainda não tem horário para mamar. Mas você pode dar o peito ao seu filho sempre que ele quiser, pois com o passar do tempo ele vai fazer o seu horário de mamadas.

Vale destacar que, o odontopediatra também pode instruir quanto à posição de mamada e sobre a troca de lado e de mama, favorecendo os movimentos bucais.

Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e ter uma boa respiração.

Quero destacar que não há necessidade de usar mamadeiras e chupetas — que podem mudar a forma como a criança mama. Pois muitos bebês passam a não querer mais mamar no peito, além disso, podem causar doenças, problemas na dentição e fala.

Ouço muitas coisas quando se trata de amamentação, por isso, vou mencionar alguns mitos e verdades para deixar a mamãe mais tranquila. 

 

Existe leite fraco?

MITO. Não existe leite fraco. O leite do início da mamada é mais “ralo” porque contém mais água, menos gordura, mais vitaminas e sais minerais. Já o leite do fim da mamada é mais grosso devido a maior concentração de gordura que resulta na engorda do bebê.

 

Só o meu leite não sustenta e o bebê chora com fome

MITO. O bebê pode chorar por vários motivos e não simplesmente porque está com fome. Pode ser cólica, frio, calor, fralda suja ou ele deseja apenas um colo. 

 

A amamentação imediatamente após o parto é saudável?

VERDADE. Alimentar os bebês logo após o nascimento pode reduzir os riscos de mortalidade neonatal, além de contribuir para a recuperação da mãe.

 

Seios pequenos produzem menos leite

MITO. O que dá o tamanho dos seios é o tecido gorduroso e não a glândula produtora de leite, portanto, não depende do tamanho ou formato da mama. 

 

O leite materno pode ser congelado

VERDADE. Na geladeira, o leite materno deve ser armazenado até 12 horas. No freezer, pode durar até 15 dias. 

Para descongelar, o leite deve ser mantido na geladeira ou em água corrente morna. Não se deve deixar em temperatura ambiente e nem esquentá-lo no fogão ou microondas.

Espero que este post ajude várias mamães. Se você conhece alguém que precisa receber essas informações, compartilhe. 

A seguir, confira alguns temas que podem lhe ajudar a sanar dúvidas. 

Chupeta e mamadeira: confira as possíveis consequências e dicas para a remoção

Odontologia para bebês: veja os cuidados nos primeiros 1000 dias 

Como fazer a higiene bucal do bebê

Nós aqui na clínica apoiamos o aleitamento materno de livre demanda.
Oriente uma mãe a realizar o pré-natal odontológico e fazer o bem. Ajude uma mãe orientando a ir ao dentista e, principalmente, falando da importância.

Marque neste post uma amiga ou alguém que você conheça que esteja grávida. Faça isso por uma pessoinha que vai nascer.

Aqui na Clínica estamos tomando todas as medidas para proporcionar segurança no seu atendimento. Mas antes de sair de casa veja algumas recomendações ao chegar na Clínica

 Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz  CRO SC 4758 | Cirurgiã Dentista 
Clínica Odontológica Dra. Mônica Savariz | CRO SC 759

Fontes: <  https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/doacao-de-leite >. Acesso em: 18/06/2020. < https://www.nsctotal.com.br/noticias/agosto-dourado-alerta-sobre-a-importancia-do-aleitamento-materno?amp=1 > publicado em: 01/08/2019. Acesso em: 18/06/2020. 

Voltar

Comentários

Indicações da Dra. Mônica

Essekabe - Desenvolvimento Profissional Odonto Clínica Mônica Digital Face